Luis Mézquita
Foto
Luis Mézquita

Limpar a areia dos gatos pode ficar mais fácil

Uma solução simples para um problema comum a todos os donos de gatos já bateu recordes em duas campanhas de "crowdfunding", com quase dois milhões de euros angariados

Limpar a caixa de areia é a tarefa menos agradável que ter um gato implica. Os recipientes, abertos ou fechados, têm um design pouco apelativo elimpá-los pode significar desarrumação ou desconforto. “Adoramos os nossos gatos mas detestamos ter que lidar com a caixa de areia”, começa por dizer Dini Petty no vídeo de apresentação da Luuup, uma caixa de areia “mais limpa e duradoura”.

Estávamos nos anos 90 quando Dini Petty, uma celebridade televisiva canadiana, lançou a primeira versão desta diferente caixa de areia para gatos. Na altura, através dos anúncios das televendas, mais de dois milhões de caixas foram vendidas. Quase 20 anos depois, o produto estava esquecido — tal como muitos outros publicitados durante as emissões televisivas das madrugadas.

Foi então que decidiu associar-se ao filho e redesenhar o produto. “Melhorámos a nível funcional, a qualidade dos materiais e a construção, juntamente com o aspecto estético”, lê-se na descrição do produto. “Criámos a Luuup para ser a última caixa de areia que alguma vez terás que comprar”, acreditam mãe e filho.

PÚBLICO -
Foto

A Luuup é composta por três tabuleiros idênticos e empilháveis, com um padrão de ranhuras. O sistema de limpeza é simples: basta agitar o tabuleiro que estiver em cima para que a areia caia no inferior, separando assim os desperdícios. Estes podem ser descartados sem ser necessário usar luvas ou pás. O passo seguinte é rodar o tabuleiro superior 180 graus e colocá-lo por baixo dos outros três, de forma a ficar bem encaixado. Todo o processo de limpeza leva alguns segundos.

PÚBLICO -
Foto

Os tabuleiros têm as dimensões necessárias para poderem ser usados por gatos grandes e uma altura adequada a animais mais velhos e com problemas de mobilidade.

A ideia, aparentemente tão simples, agradou a mais de 14.000 pessoas que decidiram contribuir com a campanha de “crowdfunding” que já bateu recordes na plataforma Kickstarter. No total foram angariados 1.178.504 dólares canadianos (796.257 euros). A Luuup teve ainda uma outra campanha de "crowdfunding" numa outra plataforma, o Indiegogo, onde conseguiu 1.222.571 dólares americanos (mais de um milhão de euros). Para já apenas é possível encomendar a caixa de de areia a partir do Canadá e dos Estados Unidos.

Artigo actualizado às 18h24 de 10 de Abril de 2016.