David Santos será o novo subdirector-geral do Património Cultural

O historiador de arte tinha-se demitido em Julho da direcção do Museu do Chiado, em ruptura com o Governo anterior.

Foto
DANIEL ROCHA

O antigo director do Museu do Chiado David Santos, que se demitiu do cargo em Julho de 2015 por divergências com o anterior Governo, vai ser nomeado subdirector-geral do Património Cultural, anunciou esta sexta-feira o ministro da Cultura, João Soares, na Assembleia da República, avança a Lusa.

O nome foi proposto pela actual directora-geral do Património Cultural (DGPC), Paula Silva, adiantou o ministro, que falava na discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2016.

Formado em História de Arte, David Santos foi director do Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira entre 2007 e 2013, altura em que assumiu a direcção do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. Daí saiu em Julho do ano passado em ruptura total com a tutela, quando faltava apenas uma semana para a inauguração das novas instalações do museu no antigo Convento de S. Francisco.

Alegou então "incompatibilidades insuperáveis" com a tutela a propósito do destino a dar à Colecção SEC, um acervo de arte contemporânea portuguesa composto por cerca de mil obras adquiridas pelo Estado a partir de 1975 que o ex-secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier incorporou no MNAC-MC através de um despacho de Fevereiro de 2014 que viria mais tarde a revogar. A sua demissão pôs um ponto final a um longo braço-de-ferro em torno da exposição que viria a abrir as novas instalações do museu, construída a partir desse acervo. Inicialmente intitulada Narrativa de Uma Colecção – o Legado da Secretaria de Estado da Cultura ao MNAC-MC, acabaria por chamar-se Narrativa de Uma Colecção – Arte Portuguesa na Colecção SEC (1960-1990).

David Santos, que assumia actualmente a curadoria-geral da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, chega agora ao maior organismo dependente do Ministério da Cultura, a Direcção-Geral do Património Cultural, actualmente dirigida, em regime de substituição, pela arquitecta e arqueóloga Paula Silva, nomeada em Janeiro deste ano por João Soares. Aí substituirá Samuel Rego, que transita para a administração do Opart.

Sugerir correcção
Comentar