Livro com retrato do design nacional em 95 projectos

Com design do atelier Silvadesigners, o livro tem edição bilingue e o seu conteúdo estará também disponível numa app associada

Foto
DR

O livro "Portugal by Design", de Jorge Silva, tem um propósito: fazer um retrato do design nacional através de 95 projectos. Com design do atelier Silvadesigners, o livro,  lançado esta semana, no âmbito do Ano do Design Português 2014/15, tem edição bilingue e o seu conteúdo estará também disponível numa app associada, distribuída gratuitamente, que permite a difusão mundial dos projectos portugueses. Jorge Silva, o designer responsável pela obra, seleccionou os autores e criou o design da publicação, fazendo uma abordagem com registo fotográfico que relaciona as obras e o contexto onde são consumidas e produzidas.

Os projectos seleccionados foram realizados entre 2007 e 2015 e são da autoria, entre outros, dos designers Alva Design Studio, Another Collective, Barbara Says, Bolos Quente, Catarina Sobral, DSType, Elder Monteiro, FBA, Fernando Brízio, Filipe Alarcão, GBNT, Gonçalo Cabral. Henrique Ralheta, Ideias com Peso, Inês Nepomuceno, Ivity, Joana Monteiro, Jorge Colombo, LIKEarchitecs, Luís Nascimento, Madalena Matoso, Non-verbal Club, Pato Lógico, Pedrita, Rui Silva, Samuel Reis, Sara Westermann, Teresa Nunes/Uma Brand Studio, The Royal Studio, Valdemar Lamego e White Studio também estão entre os 95 seleccionados.

Num texto sobre o livro, Guta Moura Guedes, comissária do Ano do Design Português, sublinha que esta obra traz "a força de um grupo de criadores, autónomos, independentes, versáteis, mas também contribui para construir uma nova percepção sobre um país que, de forma cada vez mais expressiva, se destaca pelo seu posicionamento na área das indústrias culturais e criativas".

Foto

"Esperamos que este seja o primeiro de uma série e que acompanhe o desenvolvimento e a estruturação de uma relação útil entre o Estado e a Sociedade Civil nesta que é uma das disciplinas mais importantes do século XXI: o design", sustenta.

Foto
Foto
Sugerir correcção
Comentar