Tondela volta a falhar subida à I Liga e agora há cinco candidatos

Foto
Rui Gaudêncio

O líder, com mais três pontos do que o trio formado por Sporting da Covilhã, União da Madeira e, precisamente, Desportivo de Chaves, precisava de vencer para garantir a subida na penúltima jornada, tendo em conta que dois dos seus rivais directos não escorregaram. A situação não impediu que o Tondela continuasse na frente, mas precisa de mais um ponto na última jornada para ser campeão e subir, enquanto o Desportivo de Chaves foi igualado pontualmente por Covilhã e União da Madeira.

Assim, a uma jornada do final da II Liga, cinco equipas estão na corrida aos dois lugares de promoção, embora o Tondela, que defrontará fora o Freamunde (oitavo), tenha a vantagem de apenas precisar de um empate.

A deslocação da equipa de Quim Machado não será fácil, enquanto Sporting da Covilhã (2.º) e União da Madeira (3.º) jogam fora, mas com adversários teoricamente mais acessíveis, o Santa Clara (18.º) e o Oriental (15.º), respectivamente. O Desportivo de Chaves, que com o empate de hoje ficou com os mesmos pontos de Covilhã e União da Madeira, também jogará em casa, e frente à Oliveirense (16.ª).

O Feirense também entra nas contas: quinto classificado com 75 pontos, o emblema de Santa Maria da Feira ainda pode chegar ao segundo lugar da tabela. Na última jornada visita o Farense.

No Tondela, o técnico Quim Machado terá sobretudo que ‘reanimar’ a equipa, que com a subida tão perto não consegue vencer desde o início de Maio, com duas derrotas e dois empates, e que hoje até entrou a perder (0-1), deu a volta (2-1) e sofreu o empate (2-2). O empate ficou aquém e, sobretudo, porque o Sp. Covilhã manteve-se na luta (ao vencer em casa o Farense, 1-0), bem como o União da Madeira (ao vencer também por 1-0, o Santa Clara).

Dos jogos já disputados da penúltima jornada da II Liga destaque também para a vitória do Benfica B em casa do FC Porto B, por 3-0, com um golo de Victor Andrade e dois de Hildeberto Pereira, enquanto o Sporting B empatou 1-1 na recepção ao já despromovido Marítimo B.

Hoje ainda se disputam jogos que servem para cumprir calendário (Leixões-Beira-Mar e Olhanense-Oliveirense), enquanto na segunda-feira entram em acção equipas que ainda lutam pela fuga à descida.

Com Marítimo B (40 pontos) e Trofense (36) sentenciados, falta saber se será o Atlético (43) ou o Sporting de Braga B (48) a juntarem-se na descida.

Os bracarenses visitam o rival Vitória de Guimarães B, e o Atlético recebe o Desportivo das Aves, com ambos os jogos agendados para as 17h de segunda-feira.

Notícia corrigida às 12h39 de terça-feira, dia 19/05. Acrescenta o Feirense ao lote de candidatos à subida de divisão

Sugerir correcção
Ler 1 comentários