Cem filmes em Paris para conhecer o cinema brasileiro

Programa da Cinemateca Francesa prolonga-se até 18 de Maio.

Foto
Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, um exemplar da “nova vaga” brasileira DR

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Glauber Rocha e Carlos Diegues (Bye Bye Brasil), José Padilha (Tropa de Elite) e Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas), Carlos Reichenbach, Rogério Sganzerla, Ruy Guerra, Júlio Bressane, José Mojica Marins (o célebre Zé do Caixão) e Walter Salles – cabe tudo nesta introdução de dois meses, iniciada no passado dia 19, e que inclui também aquele que é considerado um dos primeiros filmes brasileiros a obter repercussão internacional, o vanguardista Limite, rodado em 1929 por Mário Peixoto. 

O ciclo, que se prolonga até 18 de Maio, coincide na programação da Cinemateca (www.cinematheque.fr) com retrospectivas dedicadas a Nagisa Oshima, Michelangelo Antonioni e Buster Keaton. E, para aguçar o apetite, Kleber Mendonça Filho escolheu para o jornal Libération (http://next.liberation.fr/cinema/2015/03/24/il-etait-une-fois-le-bresil_1227582) seis filmes do período pós-Cinema Novo insuficientemente conhecidos, à atenção dos curiosos – entre os quais o Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, que ainda há bem pouco tempo viu exibição nacional.