Katty Xiomara assina kit de sensibilização para o autismo

"Sou Ímpar" é o nome do kit, composto por um boné, um lenço e uma t-shirt. Peças da estilista portuguesa estão à venda a partir de 2 de Abril, Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo

Foto
Além de três peças de vestuário, o kit tem ainda informação sobre o autismo DR

A estilista Katty Xiomara é a autora de um conjunto de peças com que a cooperativa de solidariedade social Focus pretende angariar fundos para a criação de um novo centro de apoio pedagógico e residencial para 60 cidadãos autistas. O kit "Sou Ímpar" estará disponível a partir de quinta-feira, 2 de Abril, Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, e, além de informação sobre a doença, inclui três peças de vestuário alusivas à temática: um boné, um lenço e uma t-shirt em tecido protector contra raios UV.

"A ideia é sensibilizar as pessoas e levá-las a quererem ajudar a Focus, mas de uma forma positiva, para que as pessoas não comprem as peças só por solidariedade e também porque realmente gostam delas e as querem usar", declarou a designer à Lusa. "A cor predominante é o azul e as peças também estarão à venda em separado, para quem preferir só o lenço, que é largo e mais feminino, ou só a t-shirt, que tem um corte mais masculino", acrescenta.

Fernando Barbosa, presidente da Focus, afirma que todos esses artigos são de "qualidade ao nível da reputação de uma estilista tão prestigiada como a Katty Xiomara" e adianta que, tanto os itens individuais como os conjuntos-base ou familiares, "serão acompanhados por vouchers de desconto para diferentes serviços prestados pelos parceiros da cooperativa".

Katty Xiomara admite-se, por isso, optimista: "Tenho a esperança de que as pessoas procurem muito estas peças e isso as ajude a perceber melhor o que é o autismo, sem ideias carregadas, negativas, sobre o que verdadeiramente está em causa".

As Perturbações do Espectro do Autismo — também designadas "Perturbações da Relação e da Comunicação" — expressam-se sobretudo no comprometimento do funcionamento social, num padrão restritivo e repetitivo de interesses, e num conjunto de alterações de desenvolvimento que conduzem a limitações de linguagem, do sistema motor e ao nível sensorial. A doença é atribuída a aspectos de ordem ambiental e genética, mas a causa concreta do problema ainda não está apurada e esse mantém-se sem cura, sendo que o único estudo sobre a prevalência da doença em Portugal data de 2005 e indica que cerca de uma pessoa em cada 1000 terá autismo.

Para além do kit assinado por Katty Xiomara, a cooperativa Focus tem previstas outras acções de sensibilização para o autismo e de apelo a donativos para a criação do centro Different Thinking em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. Entre essas incluem-se já duas tertúlias: a primeira a 10 de Abril, numa iniciativa da Câmara Municipal de Famalicão, e a outra integrada no programa do X Congresso de Neurociência e Educação Especial, anunciado para 16 e 17 de Maio em Viseu, numa organização do CEFPI — Centro de Educação e Formação Profissional Integrada.

Sugerir correcção
Comentar