Solar Impulse iniciou etapa até à China

Do país asiático, o avião solar irá iniciar o primeiro grande trajecto sobre um oceano da missão de cinco meses.

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O avião no momento da descolagem de Mandalay YE AUNG THU/AFP
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Bertrand Piccard a bordo do avião solar Soe Zeya Tun/REuters
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Borschberg e Piccard vão pilotar alternadamente o Solar Impulse Soe Zeya Tun/REuters

Aos comandos do Solar Impulse para esta etapa está Bertrand Piccard, que com André Borschberg vai pilotar alternadamente o avião até ao seu ponto de partida, Abu Dhabi, o que deverá acontecer entre Julho e Agosto. Piccard e Borschberg foram forçados a parar o avião durante uma semana em Mandalay devido às más condições meteorológicas, que impediam o retomar da viagem em segurança.

Pelas 21h de domingo, o Solar Impulse voltou a descolar para iniciar uma das etapas mais difíceis da missão, que tem como objectivo chamar a atenção para a energia sustentável. Como indica o site onde se pode acompanhar a missão em tempo real, o “Solar Impulse pretende mobilizar o entusiasmo do público a favor de tecnologias que permitam diminuir a dependência de combustíveis fósseis e induzir emoções positivas sobre energias renováveis”.

Durante grande parte dos 1375 quilómetros que Piccard estará a bordo terá que enfrentar temperaturas muito baixas, que podem descer até aos 20 graus negativos, quando o aparelho sobrevoar as regiões montanhosas chinesas de Yunnan e Sichuan. Após a chegada a Chongqing, o avião fará uma curta paragem para em seguida levantar voo até Nankng, ainda na China. Será a partir de aqui que iniciará a primeira grande viagem sobre um oceano da missão de cinco meses, até ao Havai. Esta etapa sobre o Pacífico deverá levar cinco dias a concluir.

Solar Impulse foi desenhado por Piccard e Borschberg. É um avião experimental que viaja de dia e de noite com a energia do Sol. Tem uma envergadura de 72 metros, pesa 2300 quilos, pode voar em média a 90 quilómetros por hora e chega a uma altitude máxima de 8500 metros. Por cima das suas asas e dos seus estabilizadores estão 17.248 células solares que captam a energia solar que depois é acumulada em baterias de lítio. Desta forma, há energia para manter à noite os quatro propulsores que fazem o avião funcionar.  

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