Apostador português ganha 190 milhões de euros e iguala maior prémio de sempre do Euromilhões

Vencedor em Castelo Branco. É a 53.ª vez que um 1.º prémio é registado em Portugal.

Foto
Os portugueses já arrecadaram mais de 4900 milhões de euros em prémios do Euromilhões Enric Vives-Rubio

Um boletim registado em Portugal, no distrito de Castelo Branco, contém os números mágicos da chave do Euromilhões desta sexta-feira. Esse apostador vai arrecadar o jackpot de 190 milhões de euros, igualando o maior prémio de sempre distribuído por este jogo, criado em Fevereiro de 2004.

Uma fonte do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa confirmou ao PÚBLICO que houve um único totalista e que o boletim vencedor foi registado em Portugal. Mais tarde, soube-se que a chave vencedora foi registada no distrito de Castelo Branco. É a 53.ª vez que um português ganha o primeiro prémio do Euromilhões.

Segundo as contas do site Euromillions, confirmadas pela Santa Casa, o vencedor desta semana iguala o maior prémio de sempre (190 milhões), arrecadado em Agosto de 2012 por um casal britânico.

O apostador (ou apostadores), no entanto, não terá direito à totalidade dos 190 milhões. Em todos os prémios acima de 5000 euros, o Estado retém 20%, pelo que neste caso ficará com 38 milhões. Os restantes 152 milhões são o prémio líquido efectivamente embolsado pelo vencedor.

A chave vencedora do concurso desta semana (85/2014) integra os números 3, 9, 20, 30, 42 e as estrelas 1 e 6 - o site do Departamento de Jogos da Santa Casa esteve inacessível durante algum tempo, devido à quantidade de acessos, mas ao final da noite foi possível verificar os dados globais deste concurso.

Houve nove apostas vencedoras do segundo prémio (nenhuma em Portugal), cabendo a cada uma mais de dois milhões de euros. O terceiro prémio dará 50 mil a 24 apostadores, dois deles em território português. Já o quarto prémio vale 4110 euros (147 vencedores, dos quais 19 em Portugal).

Até ao início deste mês, os portugueses arrecadaram 4725 milhões de euros em prémios do Euromilhões, segundo dados da JSC.