Livre e Bloco reúnem-se esta terça-feira

Rui Tavares será um dos dirigentes do Livre a deslocar-se à sede do Bloco de Esquerda.

Foto
Rui Ravares vai sentar-se à mesa com dirigentes do Bloco Fernando Veludo / NFactos

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na ronda de diálogos pelos partidos de esquerda, o Livre já tinha garantido que não deixaria de fora o BE. No final de Agosto, o convite chegou à sede dos bloquistas, que amanhã, pelas 15h, abrirão a porta à delegação do partido Livre, que integrará Rui Tavares. Ainda não está confirmado oficialmente, mas ao que o PÚBLICO apurou, os dois coordenadores do BE, além de outros dirigentes, estarão presentes no encontro.

Na altura, Tavares confirmou ao PÚBLICO que o objectivo destes encontros é a apresentação formal do Livre, o que não foi possível antes pelo facto de o partido ter sido formalizado a escassos dois meses das eleições europeias. Mas a alma destes encontros são as eleições legislativas do próximo ano que, segundo o Livre, constituem uma responsabilidade especial para os partidos de esquerda.

Sobre a reunião com o BE, o ex-eurodeputado sublinhou então a “naturalidade” do diálogo com partidos que considera da “mesma família política". Bloco incluído.

Até agora, o Livre reuniu-se duas vezes com a Associação Manifesto - da qual fazem parte os ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira -, diálogo que prossegue a bom ritmo. Esteve também à mesma mesa com o PCP e com o PAN, em Agosto. Em breve, deverá reunir com a Associação Renovação Comunista. O PÚBLICO tentou confirmar se o PS já respondeu ao desafio, mas até ao momento não obteve resposta.