Especialistas alemães apoiam combate aos fogos em Vila Real

Organização @Fire troca experiências e apoia formação das corporações do concelho.

Foto
Há vários anos que bombeiros de Osnabrück trocam experiências com as corporações de Vila Real Luís Efigénio

A vinda da organização @fire - Resposta Internacional a Desastres Naturais insere-se no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara de Vila Real em 2011 e tem como objectivo aumentar a capacidade de intervenção nos incêndios florestais, através do apoio aos dois corpos de bombeiros locais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A vinda da organização @fire - Resposta Internacional a Desastres Naturais insere-se no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara de Vila Real em 2011 e tem como objectivo aumentar a capacidade de intervenção nos incêndios florestais, através do apoio aos dois corpos de bombeiros locais.

O Verão está a ser mais calmo em termos de incêndios no concelho transmontano pelo que, enquanto não são chamados a intervir, os operacionais vão realizar acções de treino conjunto e troca de tácticas e técnicas com os bombeiros das duas corporações de Vila Real. No município de Vila Real contabilizaram-se 41 incêndios florestais até 15 de agosto, menos 44 do que em igual período do ano passado.

O vereador Carlos Silva, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, referiu que estas duas semanas vão ser aproveitadas para desenvolver acções de formação e de treino com as corporações da Cruz Branca e Cruz Verde, mas também com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. "Dando a conhecer os nossos espaços florestais, os nossos problemas, podemos encontrar com eles soluções para algumas situações", acrescentou.

O comandante da @fire, Detlef Maushake, referiu que a vinda anual a Vila Real é "muito importante" para os operacionais e destacou o trabalho conjunto para proteger a população local. A @fire combate os fogos recorrendo principalmente a ferramentas manuais. No âmbito desta cooperação internacional, durante o resto do ano, caso seja necessário, um grupo de voluntários está pronto a actuar em Vila Real em 48 horas.

Desde o final da década de 1970 que a autarquia transmontana desenvolve uma relação de amizade com o município alemão de Osnabrück. Carlos Silva referiu que, em 2015, será a vez de alguns elementos das duas corporações de Vila Real viajarem até à Alemanha para obterem conhecimentos técnicos em áreas mais específicas do treino operacional, designadamente a nível dos fogos urbanos.

Em 2005, os dois municípios assinaram um acordo de geminação e nesse mesmo ano, em que o distrito transmontano foi fustigado pelas chamas, a ONG europeia @fire ofereceu-se para ajudar. Nesse verão, uma equipa de nove elementos fez parte do dispositivo de combate a incêndios em Vila Real. Em Agosto de 2006, 33 elementos de quatro corporações de bombeiros de Osnabrück e dez elementos da ONG @fire regressaram a Vila Real, em auxílio das corporações de bombeiros de Vila Real, ajudando mais uma vez no combate aos incêndios que deflagraram no distrito.

A ONG alemã funciona com um corpo de voluntários e mantém-se no ativo através de doações de instituições ou particulares, tendo ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.