Facebook perde utilizadores adolescentes que agora querem o Instagram

Jovens norte-americanos remeteram o Facebook para o terceiro lugar das redes sociais mais procuradas.

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Segundo o inquérito, 30% dos inquiridos preferem o Instagram Miguel Manso

A grande aposta do Facebook há dois anos (o Instagram foi comprado por mais de 700 milhões de euros) foi a rede social preferida de perto de 5000 adolescentes nos Estados Unidos, com uma média de idade de 16,4 anos, escutados pelo Piper Jaffray entre 24 de Fevereiro e 1 de Abril.

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A grande aposta do Facebook há dois anos (o Instagram foi comprado por mais de 700 milhões de euros) foi a rede social preferida de perto de 5000 adolescentes nos Estados Unidos, com uma média de idade de 16,4 anos, escutados pelo Piper Jaffray entre 24 de Fevereiro e 1 de Abril.

Estes resultados alteram os avançados em Outubro do ano passado, segundo os quais o Twitter era a rede social preferida dos adolescentes, seguida do Facebook e do Instagram.

No inquérito da Primavera de 2014, confirma-se que os jovens continuam a perder o interesse pelo Facebook. Já em Maio do ano passado, um estudo do Pew Research Center e por investigadores da Universidade de Harvard indicava que os adolescentes viam a rede social como “algo utilitário e como uma obrigação, em vez de uma plataforma nova e entusiasmante”.

Os jovens estão agora a dar mais atenção ao serviço e aplicação móvel para partilhar fotografias, que permite utilizar filtros nas imagens. No inquérito do Piper Jaffray , 30% escolheu o Instagram, 27% o Twitter e 23% o Facebook, a mesma percentagem conseguida no inquérito de Outubro.

Em 2014, apenas 6% dos inquiridos afirmaram não utilizar qualquer rede social, mais que os que escolheram o Google+, Tumblr, Pinterest, e outras redes sociais como as melhores.

Segundo o inquérito, os jovens “acreditam que o Facebook deve desenvolver novos produtos e ser aquisitivo como competição pelo tempo social”.

A rede social tem tomado decisões que parecem seguir essa "recomendação". Em Fevereiro, anunciou a compra da aplicação WhatsApp, que serve para troca de mensagens através da Internet, por perto de 14 mil milhões de euros em dinheiro e acções. Cerca de um mês depois, o Facebook fez mais uma aquisição multimilionária ao comprar a empresa Oculus, que está a trabalhar no desenvolvimento de óculos de realidade virtual, por cerca de 1400 milhões de euros.

Estima-se que o Facebook tenha actualmente perto de 1,2 mil milhões utilizadores em todo o mundo, seis vezes mais que o Instagram, que por mês tem 200 milhões de usuários activos.