Trabalhadores da Fundação Côa Parque não receberam salario de Janeiro

Foto
Gabriele Basilico no Museu de Foz Côa Camilo Rebelo

Os cerca de 40 funcionário da Fundação Côa Parque não receberam o salário correspondente ao mês de Janeiro, disse nesta quinta-feira fonte do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro (STFPS).

"Desde o seu início, a Fundação Côa Parque tem-se debatido com problemas de tesouraria, ou seja, os sócios fundadores não têm feito as transferências das verbas que estão acordadas. Pelo menos é o que nos informa a direcção da fundação", disse Luís Luís, delegado do STFPS.

Há já "largos meses" que os salários dos trabalhadores da Fundação Côa Parque "têm sofrido atrasos no seu pagamento, como o subsídio de férias foi pago com uma semana de atraso", exemplificou o sindicalista.

"O que nos foi transmitido via e-mail, pelo Conselho de Administração da Fundação, é que este mês não havia dinheiro para o vencimentos e não foi apresentada nenhuma data para o pagamento dos ordenados dos trabalhadores", frisou Luís Luís.

Os membros fundadores da Côa Parque são a Direcção-Geral do Património Cultural, ministérios da Economia e do Ambiente, Câmara de Vila Nova de Foz Côa e Associação de Municípios do Vale do Côa.

"Deteriora-se a situação na Fundação Côa Parque. Depois de ficarmos a saber que o Governo ainda anda a avaliar o que fazer da Fundação, tivemos hoje a certeza, através de nota de serviço interna, de que os nossos ordenados não serão pagos, situação que se pode arrastar até Fevereiro", acrescentam os trabalhadores, em comunicado enviado à Lusa.

A Fundação Côa Parque tem a seu cargo a gestão do Museu do Côa (MC) e o Parque (PAVC) Arqueológico do Vale do Côa.

Os trabalhares do MC e do PAVC garantem que se trata de uma situação de “suma gravidade para quem trabalha, sobretudo para quem aufere de salários baixos e para quem as contas a pagar chegam, infelizmente, à tabela”.

"Trata-se de um desrespeito e de uma falta de consideração por um corpo de funcionários que já foi dado como exemplar na administração pública. A recompensa para tal exemplaridade tem que ser ela própria exemplar; assim, para além dos pesadíssimos cortes extensíveis a todos os colegas da função pública, vimos também ser-nos sonegado o direito ao salário", adiantam em comunicado após plenário de trabalhador realizado em Vila Nova de Foz Côa.

Para denunciar a situação publicamente, foi anunciada uma concentração em Lisboa junto à Secretaria de Estado da Cultura e uma jornada de luta a realizar no próximo dia 13 de fevereiro.

A Lusa tentou contactar a direção da Fundação Côa Parque, mas sem sucesso

 

Sugerir correcção
Comentar