Alérgicos ao mundo moderno

Filha e mãe - doente desde os 5 anos
Fotogaleria
Filha e mãe - doente desde os 5 anos

O fotolivro The Canaries é uma viagem ao mundo da hipersensibilidade ambiental ou doença ambiental. Esta é uma doença rara que consiste numa reacção corporal atípica a elementos comuns no meio ambiente citadino contemporâneo. Poluição atmosférica, ondas electromagnéticas, produtos químicos corriqueiros como pesticidas presentes nos alimentos, produtos de higiene ou mesmo o cloro presente na água canalizada podem ser causa de reacções alérgicas severas que podem deixar estes doentes em estado apopléctico.

Thilde Jensen, autora do projecto, padece também desta condição médica. A sua vida alterou-se radicalmente após o ano de 2003, quando se viu obrigada a usar um respirador purificador de ar para fazer face à poluição atmosférica da cidade de Nova Iorque (ver imagem 2). O contacto pessoal com a doença forçou-a a tomar consciência de um submundo que até então desconhecia: os indivíduos que sofrem desta patologia vivem geralmente isolados do resto da sociedade, que não compreende a doença e as medidas preventivas a que esta obriga. "A maioria das pessoas que sofre de doença ambiental sente-se tão esquecida que todos ficaram felizes por partilhar comigo a sua história, sabendo que assim contribuíam para a sensibilização social para a doença", partilhou a autora em entrevista ao P3, via email.

O livro The Canaries foi nomeado para Melhor Primeiro Fotolivro pela Paris Photo, encontra-se no top dez de melhores fotolivros de Alec Soth, célebre fotógrafo americano, e na selecção de melhores fotolivros de 2013 da New York Times.

A autora no duche numa casa de banho renovada.
Craig no carro que habita há 8 anos.
Quarto com barreira´de alumínio.
Padre James
Jen recuperando de um estado apoplético após o contacto com perfume.
Jessica na escola.
Homem utilizando o seu telefone de ultra-baixa radiação
Maria numa rara exposição à luz do dia
O camião da autora.
Uma habitação, longe de tudo.
Vítima de exposição no local de trabalho.
O livro encontra-se à venda embrulhado numa folha de alumínio.