Quintana vence penúltima etapa e Contador fica fora do pódio do Tour

Ó último dia de montanha da Volta à França definiu o pódio virtual da edição de 2013 da prova: Chris Froome, Nairo Quintana e Joaquim Rodríguez.

Foto
O colombiano festejou a primeira vitória neste Tour e o segundo lugar da geral Pascal Guyot/AFP

Após duas vitórias do português Rui Costa, o colombiano Nairo Quintana garantiu este sábado o terceiro triunfo da Movistar nesta Volta à França em bicicleta. Os três primeiros classificados da penúltima etapa, a última de montanha, deixaram também definido o pódio virtual da edição de 2013 da prova: Chris Froome (terceiro nesta 20.ª etapa), Quintana e Joaquim Rodríguez (segundo). Este domingo disputa-se a etapa da consagração, entre Versailles e os Campos Elíseos, em Paris.

O grande derrotado deste penúltimo dia, acabou por ser o espanhol Alberto Contador, que partiu para esta etapa na segunda posição da geral, acabando por ceder na fase final da corrida, caindo dos lugares de acesso ao pódio para a quarta posição. Só um percalço na 21.ª etapa poderá agora alterar a geral.

Quintana cortou sozinho a meta depois de ter atacado no último quilómetro da etapa de 125km, que ligou Annecy a Semnoz, deixando para trás Froome e Rodríguez, com quem tinha protagonizado uma fuga na última montanha. O colombiano terminou com menos 18s em relação ao espanhol e deixou o "camisola amarela" a 29s. Melhor que isso, superou Alberto Contador em 2m28s, mais que suficientes para lhe retirar o segundo posto da geral. Na quarta posição terminou Alejandro Valverde, também da Movistar, com mais 1m42s.

O português Rui Costa terminou na 56.ª posição, a 13m30s do vencedor, após um trabalho desgastante no apoio aos seus companheiros de equipa que integravam o top 10. Pior esteve Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff), que ultrapassou a meta no 98.º lugar, a 18m26s de Quintana.

Sugerir correcção
Comentar