Igreja de Siza Vieira já é monumento de interesse público

A igreja de Santa Maria e o complexo paroquial, inaugurados em 2006, constituem um “projecto marcante no percurso de um autor de excepção"

Foto
A igreja fotografada em 1996 Manuel Roberto/arquivo

O Governo atribuiu à igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, desenhada pelo arquitecto Siza Vieira, o estatuto de “Monumento de Interesse Público”. A decisão, que já foi publicada oficialmente, seguiu uma indicação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), enviada ao secretário de Estado da Cultura.

A igreja de Santa Maria e o complexo paroquial, inaugurados em 2006, constituem, segundo o Governo, um “projecto marcante no percurso de um autor de excepção e como obra de carácter emblemático no quadro geral da arquitectura portuguesa do século 20, no âmbito particular da arquitectura sacra contemporânea”.

Segundo a portaria, no edifício, que foi inaugurado em 1996, destacam-se os “elementos de natureza panorâmica”, as “linhas sóbrias” e a verticalidade da fachada”.

“É sobretudo no interior que se revela o encontro entre a depuração formal de Siza Vieira e as reflexões sobre o espaço e a moderna liturgia da Igreja, evidenciando por um lado a comunhão entre o celebrante e a assembleia, e assumindo por outro a ambiguidade do ser humano, patente em contrastes formais plenos de dramatismo”, lê-se no documento.

Sugerir correcção
Comentar