O Mês da Arquitectura num roteiro de bolso

Foto
Paulo Moreira, vencedor do Prémio Távora, abre o programa com uma conferência sobre o seu trabalho de campo em Angola Paulo Pimenta

Cabe tudo numa agenda, bastante extensa, e num mês, que não é igual aos outros. A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA/SRN) estabeleceu no ano passado que Outubro é o Mês da Arquitectura. Pegou na tradição já instituída da conferência do Prémio Távora - que há meia dúzia de anos se realiza a 1 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura - e decidiu abrir com ela um mapa de acontecimentos em volta desta disciplina e da sua relação com outras no Grande Porto e no Norte do país. É assim que vamos agora ter acesso a uma segunda edição (aumentada) do roteiro ARQ OUT, um desdobrável de bolso que dá a conhecer tudo o que há para ver, conhecer, discutir e intervir neste domínio.

O jovem arquitecto portuense Paulo Moreira abre o programa, no dia 1, em Matosinhos, com a conferência resultante do projecto distinguido com o 7.º Prémio Távora, Luanda por Terra, Água e Ar: Uma viagem de investigação a partir do exploratório urbano da Chicala (um dos musseques do centro da capital angolana).

A regeneração urbana domina o alinhamento, que inclui colóquios, festivais, visitas guiadas, lançamentos e exposições como a que está já a decorrer (e se prolonga até 5 de Outubro) no Palácio da Bolsa, no aeroporto e no metro do Porto, sob o tema Respeito pela Arquitectura (Respect for Architecture).

Algumas outras iniciativas a ter em conta, ao longo do mês: o programa Beleza decadente, uma parceria da OA/SRN com o Get Set Festival que entre 1 e 6 de Outubro vai permitir revisitar e reabilitar espaços devolutos "através de uma estimulação sensitiva transversal"; o debate Actos (IM)próprios - Saídas criativas em Arquitectura (11 de Outubro, Cinema Passos Manuel); e uma nova sessão do ciclo #09 Clube ADDICT (12 de Outubro, Serralves), dedicado ao tema Architects beyond Architecture. Está tudo no mapa-roteiro que por estes dias a OA/SRN distribui pelo Norte.

Sugerir correcção
Comentar