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Já venderam para o Japão, Austrália e Nova York Luisa Cativo
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Pipa & Rama: t-shirts simples com cortes ousados

Saíram do design gráfico e de produto para criarem uma linha de roupa. Filipa Araújo e Nuno Ramalhão são os criadores da marca Pipa & Rama

Seguiram caminhos fora da sua área de conforto. Filipa Araújo é designer gráfica e Nuno Ramalhão licenciou-se em design de produto. Juntos criaram a linha de roupa Pipa & Rama.

Desenvolvida desde 2011, a marca foi lançada em Abril deste ano. É uma linha, essencialmente, de t-shirts que primam "pelo corte simples e ao mesmo tempo ousado".

A primeira colecção está dividida em duas linhas: a basics e a live fast in wild west. Têm uma linha feminia e outra masculina. Entre o branco e o cinzento escuro, as peças variam entre os 23,50 e os 34,90 euros.

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O preço das t-shirts varia entre 23,50 e os 34,90 euros Pedro Ribeiro

Já venderam para o Japão, Austrália e Nova York. Actualmente têm a loja online, mas o próximo passo é "avançar para o conceito das pop up store, isto é, colocar as t-shirts à venda por um curto espaço de tempo", explicam.

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Filipa Araújo e Nuno Ramalhão são os criadores Pedro Ribeiro

Produzem edições limitadas que "fazem com que cada t-shirt seja exclusiva e restrita a um pequeno público". Os desenhos são feitos à mão. Uma tarefa que cabe a Nuno Ramalhão, que gosta "especialmente" de desenhar animais e elementos relacionados com a natureza. Acabam por criar colecções que reflectem o seu estilo pessoal, bem como aquilo que gostam em cada t-shirt que vêem.

Cada t-shirt é, para eles, "um suporte artístico e actual". Pelo que "as peças não perdem cor", garantem. E apesar de terem propostas para expandir a Pipa & Rama para a criação de acessórios, "a marca estará sempre focada na t-shirt como peça ícone", explicam.

Filipa tem 24 anos e é responsável pela identidade e imagem da Pipa & Rama. E tem, também, uma palavra a dizer na produção das t-shirts. "A tipografia utilizada nos grafismos das peças [Cowboys Muscle T] é desenvolvida por mim", conta.

Já Nuno Ramalhão, com 25 anos, toma todas as decisões relacionadas com os tecidos e todos os materiais envolvidos nas peças.

Acreditam que é possível alcançar o sucesso "apenas com paixão e dedicação", e no meio de tudo isto acabam por fazer aquilo que gostam, mesmo sendo um novo desafio para ambos.

Por agora imaginam-se a continuar a desenvolver a Pipa & Rama, sem arrependimentos. "Fomos educados com um espírito de polivalência e não nos faz confusão trabalhar numa vertente distinta da nossa área de especialização no design", observam os criadores da marca.

Para os próximos tempos têm em vista a conclusão da colecção para a próxima estação.