Um meio de transporte diferente

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Não é carro nem moto - é o Twizy. É prático e divertido, suscita olhares e dispensa carta de condução. Pena alguns pormenores.

Já testámos muitos carros, desde modestos utilitários às mais luxuosas "bombas". Mas nunca um veículo suscitou tantas atenções e comentários como o Twizy: "prelecções" a grupos de jovens curiosos, perguntas de outros condutores e peões, dezenas de fotografias, etc. etc. Este pequeno quadriciclo eléctrico de dois lugares, que na versão de 17cv que conduzimos atinge os 80 km/h, tem entre 60 e 80 km de autonomia, dispensa carta de condução e é divertido e prático numa utilização urbana.

Ao contrário do que nos tinha sido transmitido inicialmente, em Portugal, qualquer das versões do Twizy - tanto a que atinge os 45 km/h como esta mais potente - não requer carta de condução e pode ser guiada por quem tenha mais de 16 anos. Em contrapartida, não pode circular por auto-estradas, vias rápidas, IC e pontes com portagem, como as lisboetas 25 de Abril e Vasco da Gama.

Isto coloca muitas limitações e em zonas como a Grande Lisboa ou o Grande Porto, onde o Twizy poderia ser uma boa solução de mobilidade urbana, torna-se um quebra-cabeças ir de um ponto a outro. Acresce que ao preço tem que se somar entre 50€ e 72€ mensais do aluguer da bateria (dependendo do prazo contratado e da quilometragem anual), que inclui assistência em viagem e reboque gratuito. Mesmo assim, já foram vendidas cerca de 30 unidades em Portugal.

Em Espanha, o Twizy mais potente requer carta de condução, mas pode circular sem restrições. Outro factor que faz com que ali o Twizy seja uma solução mais viável é dispor de uma subvenção estatal que lhe reduz o preço em 2000€.

Mais pequeno do que um smart, tem o espaço disponível bem aproveitado e há espaço entre as portas e o banco da frente para as pernas do pendura. Não serve para fazer as compras do mês no supermercado, mas consegue-se transportar sem problemas de maior, além de duas pessoas, meia dúzia de sacos de compras. O acesso ao banco de trás requer alguma ginástica, mas uma vez sentado, o passageiro vai com relativa comodidade, que seria maior se a suspensão não fosse tão dura, transmitindo todas as irregularidades do piso.

Os responsáveis da Renault justificam essa dureza para dar mais estabilidade a este quadriciclo. Como a velocidade máxima não é grande, o motor e a bateria estão colocados sob o piso e as rodas se situam no exterior da carroçaria, o pequeno Twizy é estável, curva bem, conduz-se com muita facilidade e dá uma volta completa num círculo com 6,8m de diâmetro. Ao contrário de outros veículos eléctricos, o Twizy não é silencioso - ouve-se um zumbido que aumenta com a velocidade.

Não tem a mobilidade de uma moto nos engarrafamentos, mas estaciona-se em espaços reduzidos e circula à vontade em vias muito estreitas. Não tem ABS, mas tem travões de disco; não tem direcção assistida, mas mesmo parado roda-se o volante com relativa facilidade. Tem airbag de condutor e cintos de segurança, com a particularidade de o condutor, para além do cinto normal, ter outro do lado direito que passa por cima do ombro, horizontalmente, para segurar o corpo na eventualidade de uma colisão lateral.

É um meio de transporte mais adequado para o Verão, pois apesar do tejadilho, das portas e do vidro dianteiro (com limpa pára-brisas), o habitáculo é aberto, sujeitando os ocupantes à chuva forte, ao vento e ao frio. Apesar de tudo, os passageiros vão mais protegidos do que numa moto.

Carregar a bateria é simples e uma carga completa custa menos de 1€. A autonomia real nunca atinge os 100 km, mas desde que se faça uma condução cuidada, em cidade, onde a velocidade máxima raramente excede os 60 km/h, aproveitando as descidas para recuperar energia e não fazendo acelerações bruscas, é possível fazer mais de 70 km com uma carga.

Experimentámos ir do centro de Cascais ao Aeroporto de Lisboa (72 km), pela Marginal circulando no limite de velocidade permitido (50, 60 e 70 km/h), sem fazer acelerações ou travagens bruscas e no regresso ainda tínhamos 17% de carga de bateria. Para conseguir isso, usámos as informações sobre autonomia, consumo instantâneo e nível de carga da bateria constantes no painel de instrumentos, procurando que o nível de consumo se mantivesse o mais possível no primeiro de três traços ou em recuperação (seta em sentido inverso). Na prática, gastámos menos de 0,70€ de electricidade para fazer o percurso de ida e volta - mais barato só de bicicleta ou a pé. O Twizy beneficia ainda da garantia total Renault de 5 anos ou 150.000 km.

Nem é moto nem carro

O Twizy não é um carro e até está mais próximo de uma moto: as portas (opcionais) não têm vidros que impeçam a entrada de chuva, vento ou frio. A marca argumenta que isso iria implicar uma fechadura exterior e encarecer o veículo. Mas sendo o Twizy tão original, seria difícil encontrar uma solução simples e não convencional para proteger os ocupantes do frio e da chuva (por exemplo, uma cortina de plástico que se enrolasse e desenrolasse)? Positivo é o sistema de abertura das portas em "guilhotina", que facilita o estacionamento em espaços apertados.

Carrega-se como um telemóvel

Ao contrário dos outros veículos eléctricos actualmente comercializados, o Twizy não tem uma tomada trifásica para carregamento nos postos da Mobi.E. Dispõe, sim, de um cabo de 3 metros que se aloja num compartimento na parte da frente do veículo, com uma ficha normal. Numa ocasião em que foi preciso dar-lhe carga adicional para chegar a casa, usámos uma vulgar tomada num parque de estacionamento e, em menos de uma hora, estávamos prontos para seguir viagem.

Até pode ter música

O Twizy que conduzimos dispunha, como acessório, de diversas fichas (12V-65W, conexões Bluetooth, Apple, jack e USB) no compartimento dianteiro esquerdo de 3,5 litros (com tampa, mas sem chave), onde também se pode guardar objectos. À direita, há outro compartimento, com 5 litros e fechado à chave, para além de 31 litros atrás do banco traseiro.

Aspecto a melhorar

Outro pormenor a melhorar é o travão de mão. Para o destravar, é preciso antes ligar o carro e carregar no travão de pé, ouvindo-se um "click". Só que, por vezes, o travão de mão emperra e torna-se difícil destravar o carro. Pelo seu modo de funcionamento, também não é possível usá-lo para evitar que o Twizy descaia quando parado num semáforo numa subida.

Ficha Técnica

Mecânica

Motor: eléctrico 3CG assíncrono

Bateria de iões de lítio de 6,1 kW, 7 módulos, 42 células e 98 kg de peso

Potência: 17cv

Binário: 57 Nm de 0 às 2100 rpm

Combustível: 100% eléctrico

Alimentação: Através de cabo de 3 metros com ficha para carregar numa tomada doméstica de 220V 10A

Tempo de carga: 3-3h30 horas de 0 a 100%

Tracção: traseira

Caixa: automática com 1 velocidade

Suspensão: pseudo McPherson combinado com mola e amortecedor, à frente e atrás

Direcção: Não assistida

Travões: Discos de 214 mm à frente e de 204 mm atrás

Dimensões

Comprimento: 2338 mm

Largura: 1396 mm (incluindo retrovisores e portas)

Altura: 1454 mm

Peso: 474 kg

Pneus: 125/80 R13 à frente; 145/80 R13 atrás

Capac. mala: 31 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 80 km/h

Aceleração 0 a 45 km/h: 6,1s

Consumo: 63 Wh/km, 0,80€ de electricidade por carga (entre 50 km e 80 km de autonomia real)

Autonomia: 100 km**

Emissões de CO2 (g/km): 0***

* Dados do construtor

** De acordo com o NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo de Condução Europeu)

*** Embora o veículo tenha zero emissões de gases e de partículas, as emissões geradas para a produção da energia eléctrica para o mover (conceito "well to wheel" - "do poço [de petróleo] à roda") correspondem, em Portugal, com base em dados de 2009, a 40 g/km de CO2

Preço

7690€ (unidade ensaiada 9280€, a que acresce o valor de 50€ a 72€ mensais para aluguer da bateria)

Equipamento

Segurança

ABS: Não

Airbag dianteiro: Sim

Airbags laterais: Não

Airbags de cortina: Não

Airbag de joelhos para o condutor: Não

Aviso de colocação dos cintos de segurança: Não

Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Não

Assistência ao arranque em subida: Não

Função Start/Stop: Sim

Indicadores de carga da bateria e de autonomia: Sim

Indicador de pneu vazio: Não

Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Não (sem vidros)

Fecho central: Não

Comando à distância: Não

Retrovisores rebatíveis electricamente: Não

Ar condicionado: Não

Abertura das tampas das tomadas no interior: Não

Abertura da mala no interior: Não

Bancos em pele: Não

Fixações para cadeira de criança: Sim

Tecto de abrir panorâmico: Não

Jantes em liga leve: Sim, 13""

Pintura metalizada: Sim

Pré-equipamento de som: Sim

Conexões para Bluetooth, I Phone e I Pad, colunas de som e ecrã: Acessório, 200€

Comandos áudio e Bluetooth no volante: Não

Volante regulável em altura: Não

Volante regulável em profundidade: Não

Computador de bordo: Sim

Alarme: Não

Pack My Z.E. Connect + Assistência: Sim

Navegação por GPS: Não

Regulador/limitador de velocidade: Não

Sensor de chuva: Não

Sensor de luminosidade: Não

Sensores de estacionamento: Atrás, acessório (91€+IVA)

Faróis de nevoeiro dianteiros: Não

Luzes de dia: Não

Faróis de xénon: Não

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