“365 Dias, 365 Rostos”, um calendário no Facebook

O projecto fotográfico está instalado no Facebook e é alimentado diariamente. “Primeiro pensei fotografar-me 365 vezes, mas achei que as pessoas não quereriam ver a minha cara 365 vezes”

Foto
Nuno Ramos

Adelino Ramos tem 73 anos, adora passear de adega em adega e não gosta de sardinhas — o sonho do senhor Adelino é ter saúde. Conhecemo-lo através do projecto “365 Dias, 365 Rostos”, uma galeria no Facebook que será alimentada diariamente até Março de 2013.

O primeiro retrato desta série é um auto-retrato. A fotografia número um — a primeira de 365 fotografias — revela Nuno Ramos, um amante de fotografia que não gosta de se levantar cedo e cujo sonho é ser fotógrafo. “Surgiu do nada”, contou o próprio ao P3. A ideia aconteceu “em casa, a ver televisão”.

“Primeiro pensei fotografar-me 365 vezes, mas achei que as pessoas não quereriam ver a minha cara 365 vezes”. Ao invés, um rosto diferente por dia “cria um efeito de unanimidade”, explica o fotógrafo de 31 anos, natural de Tentúgal e professor de Ciências Naturais em Alvaiázere.

Foto
Afonso

São rostos que “só fazem sentido com a legenda que as acompanha”. Foto número 16: Fernanda Texugo; 52 anos; gosta muito da sua filha Ana; não gosta de hipocrisia e falsidade; sonha vender o restaurante. Nome, idade, gosto, não gosto, sonho. O esquema repete-se. As caras não.

Foto
Pedro Santos

“Tento mostrar um pouco da pessoa. Algumas já conheço há algum tempo”, aponta Nuno Ramos, que partiu para o seu ano de 365 dias com segurança — tirará a “rede” aos poucos. Fernanda Texugo, por exemplo, é cozinheira na escola onde Nuno já deu aulas. “Passava-lhe receitas. Ela queria tirar o barrete para a fotografia e eu disse-lhe: ‘Não senhora’”.

Foto
Maria Craveiro

O Euromilhões ou um trabalho perto de casa

Já foi fotografada a Camila (sonha ter mais dentes), no primeiro ano de vida, a Margarida (gosta muito de gomas), com oito anos completos, e o Ilídio Martinho, cujo maior sonho é ir ao Brasil. “São pessoas felizes que transmitem felicidade. Farto-me de rir com elas. São pessoas fotografadas com naturalidade, sem a pose de fotografia que se vê muito”.

O projecto (fotografado com uma Canon 5D e uma objectiva de 50 milímetros) está prestes a completar um mês e Nuno Ramos não falhou um dia. “Tenho cumprido e vou cumprir até ao fim”, garante. “365 Dias, 365 Rostos” é parte do seu passado (estão na galeria os seus quatro avós) e, aos poucos, está a transformar-se no futuro. Dele e dos outros.

Francisco Roque tem 36 anos. Gosta de comer. O seu maior sonho é ganhar o Euromilhões. Vera Marques tem 31 anos. Nasceu em Santo Tirso e trabalha a mais de 200 quilómetros de distância. Sonha dar aulas perto de casa e com horário completo e anual.

Sugerir correcção
Comentar