Sporting empata em Coimbra e deixa fugir concorrentes directos

Foto
Wolfswinkel teve uma noite pouco inspirada Foto: Rafael Marchante/Reuters

O Sporting terminou o ano com um empate a um golo em Coimbra. Desperdiçou demasiadas oportunidades de golo, viu o árbitro negar-lhe um penálti e teve um Wolfswinkel que se distinguiu apenas pelos disparates em frente a um excelente Peiser.

A Académica esteve perto de quebrar a tradição dos “leões”, que não perdem em Coimbra há 34 anos, apesar de a parte final ter sido um sufoco para a equipa da casa, que consentiu o empate nesse período. Para os “leões”, a igualdade significou a perda de dois pontos para o Benfica e o FC Porto, ambos no topo da classificação. E o próximo embate do Sporting na I Liga será frente... ao FC Porto.

O Sporting regressou à sua equipa habitual. Tentou assumir o jogo desde o primeiro minuto, mas nem sempre soube definir as jogadas. Somou-se a isto um Pereirinha que surpreendentemente foi titular no lugar de Carrillo, um erro de casting, como se viu mais tarde.

Os lisboetas poderiam ter marcado por várias vezes, mas Wolfswinkel esteve longe daquilo que lhe é habitual. Desperdiçou mesmo aquilo que parecia impossível, como aos 3’, ao falhar a baliza, isolado, frente a Peiser. Um sinal de que o holandês estava longe dos seus melhores dias.

Apesar de pressionada, a Académica nunca se desordenou e, num contra-ataque (28’), Diogo Valente fez tudo o que se pede a um extremo, ganhando a João Pereira e cruzando para Éder encostar para o fundo da baliza, com Polga a ver jogar.

Domingos viu-se obrigado a jogar na segunda parte num 4x2x4, quando colocou em campo Bojinov, apostando tudo. Um esquema táctico que abriu também muitos espaços para o contra-ataque, com Rui Patrício a salvar algumas vezes a equipa.

O Sporting acentuou a pressão com a dupla Evaldo-Insúa na esquerda e a presença de Bojinov na frente. Só que o desperdício continuou, tal como as defesas de Peiser. O guarda-redes francês, aos 67’, defendeu um primeiro remate de Carrillo e Onyewu, depois, falhou a recarga. Peiser teve ainda oportunidade de brilhar a remate de Insúa. O guarda-redes soube segurar uma equipa que, nesta fase, estava completamente encostada às cordas, incapaz já de inverter o sentido de jogo. Mas não foi capaz de travar tudo, cedendo a uma recarga de Elias.

O árbitro deu também uma ajuda à Briosa, ao deixar passar em claro, aos 82’, uma grande penalidade sobre Insúa. Um lance ocorrido pouco antes da expulsão de Elias, que viu o segundo cartão amarelo e não jogará na partida da Taça de Portugal, frente ao Marítimo, na quinta-feira.


POSITIVO e NEGATIVO

+


Peiser
O guarda-redes foi o esteio da equipa de Pedro Emanuel. Realizou um punhado de defesas notáveis e conseguiu manter a sua baliza inviolada. Uma exibição notável.

Diogo Valente
O extremo esquerdo que passou muito tempo à sombra de Sissoko parece ter renascido. Foi sempre um pesadelo para João Pereira e construiu de forma espectacular o lance do golo.

-


Pereirinha
Foi um elemento a menos na equipa. Não atacou nem soube ajudar João Pereira no pesado confronto com Diogo Valente.

Wolfswinkel
O holandês teve uma noite para esquecer. Falhou oportunidades suficientes para o Sporting construir um resultado confortável.
Ficha de jogoAcadémica, 1
Sporting, 1

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.Assistência
Cerca de 10.000 espectadores.

Académica

Peiser, Cédric, Berger, Abdoulaye, Hélder Cabral (Nivaldo, 46’), Habib, Adrien, Diogo Melo (Danilo, 69’), Marinho (Sissoko, 84’), Diogo Valente e Éderzito.

Treinador

Pedro Emanuel.

Sporting

Rui Patrício, João Pereira, Polga, Onyewu, Insúa, Daniel Carriço (Bojinov, 57’), Schaars, Elias, Pereirinha (Carrillo, 46’), Capel (Evaldo, 62’) e Wolfswinkel.

Treinador

Domingos Paciência.

Árbitro

Rui Costa, do Porto.

Amarelos

Éderzito (28’), Diogo Melo (41’), Peiser (65’), Nivaldo (72’), Elias (84’ e 89’).

Vermelho por acumulação

Elias (89’).

Golos

1-0, por Éderzito, aos 28’; 1-1, por Elias, aos 80’.

Notícia actualizada às 22h10
Sugerir correcção
Comentar