Presidente da República está preocupado com desemprego entre os mais novos

Foto
Cavaco Silva pede para não "baixarem os braços" perante as dificuldades Carlos Lopes (arquivo)

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu hoje estar muito preocupado com o desemprego entre os jovens, mas exortou os mais novos a não "baixarem os braços" perante as dificuldades. "Preocupa-me, como é óbvio, muito", afirmou, quando questionado sobre o assunto.

Contudo, acrescentou, "os jovens têm de acreditar nas suas capacidades" e "não podem desistir, nem baixar os braços perante a dificuldade de encontrar o primeiro emprego". "É um tempo difícil para encontrar o primeiro emprego, mas eles não podem deixar de se bater, nada de desânimos", enfatizou Cavaco Silva, que falava aos jornalistas na Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, à margem de uma visita à associação ANIME, que promove actividades de carácter lúdico, desportivo e cultural, com destaque para o projecto PIPA (Projecto Inclusão pela Arte).

O PIPA é especialmente dirigido à população jovem local e tem como principal objectivo "a criação de uma identidade intercultural, a integração social e o desenvolvimento de valores de solidariedade, nomeadamente através dos projectos "Companhia das Artes", "Aprende e Faz" e "Diálogos pela Arte".

A visita do chefe de Estado à ANIME inseriu-se no âmbito da segunda jornada do Roteiro para a Juventude, que levou ao longo do dia de hoje a comitiva presidencial até ao Tramagal, para conhecer a associação Cistus, e, depois, a Montemor-o-Novo para visitar o Espaço do Tempo. De manhã, o chefe de Estado resumiu o objectivo desta segunda jornada do Roteiro para a Juventude: "apresentar os bons exemplos" na área as associações juvenis de cariz cultural e artístico. "O objectivo fundamental com este roteiro é mostrar os bons exemplos, chamar a atenção dos portugueses para aquilo que se pode conseguir através do envolvimento mais forte dos jovens na vida da sociedade", disse.

No sábado, o último dia da segunda jornada do Roteiro para a Juventude arranca em Carnaxide, no concelho de Oeiras, onde o chefe de Estado vai visitar a oficina dos "Artesãos de Guitarras", onde trabalham o mestre Gilberto Grácio e dois jovens de 32 e 28 anos, numa empresa criada há cerca de sete anos.

Antes do almoço, a última etapa da segunda jornada do Roteiro para a Juventude, levará a comitiva presidencial ao "Lugar Comum", um centro de experimentação artística do Clube Português de Artes e Ideias, instalado na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no concelho de Oeiras.

Sugerir correcção
Comentar