Prémio Literário Leya de Romance no valor de 100 mil euros

Grupo LeYa cria maior prémio para um romance inédito em língua portuguesa

O vencedor do prémio em 2008 será anunciado na próxima Feira Internacional do Livro de Frankfurt
Foto
O vencedor do prémio em 2008 será anunciado na próxima Feira Internacional do Livro de Frankfurt Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

O Prémio Leya de Romance foi instituído pelo Grupo LeYa (a nova marca do grupo de editoras da "holding" de Miguel Paes do Amaral) e será dotado em 2008 com um montante de 100 mil euros. Será atribuído anualmente e a ele poderão concorrer todos os autores de língua portuguesa. É “o maior prémio para um inédito romance português”, disse hoje em conferência de imprensa Isaías Gomes Teixeira.

O regulamento do Prémio LeYa de Romance e o júri será divulgado até ao próximo dia 15 de Fevereiro de 2008. O vencedor do Prémio Leya de Romance 2008 será anunciado na próxima Feira Internacional do Livro de Frankfurt (15 a 19 de Outubro). “É o primeiro sinal e compromisso que assumimos de exportarmos os nossos autores para fora da língua portuguesa”, continuou Isaías e, com o prémio, o Grupo LeYa pretende “reafirmar e dar corpo ao seu objectivo primordial – constituir o maior grupo editorial de toda a área da língua portuguesa.”

Os maiores galardões de Língua Portuguesa são o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa cujo primeiro prémio é de 100 mil reais (aproximadamente 37 500 euros), mas atribuem mais dois de 50 mil reais (18 700 euros) e 35 mil reais (13 100 euros), respectivamente, e o Prémio Camões (no valor de 100 mil euros) mas este é atribuído ao conjunto da obra de um autor.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações