Presidente da República diz que desemprego "é fenómeno preocupante" em Portugal

Foto
Cavaco Silva sublinha que "o desemprego pode conduzir a situações extremas" Adriano Miranda/PÚBLICO (arquivo)

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje o desemprego em Portugal "um fenómeno preocupante" e admitiu abordar o assunto mais tarde.

"O desemprego é um fenómeno preocupante ao nível do país. Hoje não quero misturar essas situações [do desemprego] com outras a que chamei de exclusão social extrema", afirmou Cavaco Silva, acrescentando, no entanto, que "o desemprego pode conduzir, de facto, a algumas situações extremas”.

A taxa de desemprego em Portugal em Outubro foi de 8,2 por cento, revelou no início deste mês o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

As estimativas do Eurostat têm como base os dados do Instituto Nacional de Estatísticas e os indicadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Os indicadores de Outubro do Eurostat revelam uma evolução positiva em relação ao trimestre anterior, mas Portugal continua a ser um dos países com maior taxa de desemprego na União Europeia.

Na zona euro, a taxa de desemprego, corrigida das variações sazonais, estabilizou nos 7,2 por cento em Outubro, face aos 7,3 por cento verificados em Setembro.

Na União Europeia a 27, a taxa de desemprego manteve-se nos sete por cento, face ao mês de Setembro, e menos 0,8 pontos percentuais, face ao mesmo período do ano passado. As mais baixas taxas de desemprego ocorreram na Dinamarca (2,9 por cento), Holanda (3,1 por cento) e Chipre (3,8 por cento).

Sugerir correcção
Comentar