Voos de Lisboa, Porto e Faro para Londres foram cancelados

Foto
Os voos de Portugal para Londres estão suspensos Manuel Moura/Lusa (ARQUIVO)

A informação foi avançada à agência Lusa pelo porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal, a autoridade que gere os aeroportos portugueses.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal, a autoridade que gere os aeroportos portugueses.

Na origem do cancelamento dos voos está a descoberta de um plano terrorista que visava fazer explodir vários aviões em voo, de acordo com o ministro do Interior britânico, John Reid.

"A polícia realizou uma operação antiterrorista para neutralizar o que acreditamos ser uma grande ameaça contra o Reino Unido e contra os seus aliados internacionais", afirmou hoje o ministro britânico, numa declaração pública inédita, que os analistas vêem como um sinal de que a ameaça é real e muito grave

Com o reforço da segurança, os passageiros são agora convidados a levar para o avião apenas sacos, se possível transparentes, contendo unicamente objectos considerados como estritamente necessários como documentos, medicamentos e óculos, por exemplo.

A autoridade britânica dos aeroportos prevê atrasos consideráveis nas situações de embarque. O espaço aéreo do aeroporto de Heathrow já foi encerrado devido ao congestionamento, em virtude das investigações e do reforço da segurança nos pontos de embarque.