Serviços da PlayStation restabelecidos após ataque informático no Natal

O sistema da Microsoft Xbox Live conta com 48 milhões de subscritores, enquanto o da PlayStation atinge os 110 milhões.

Foto
O grupo de hackers tinha publicado desde a véspera de Natal vários tweets a promover a acção e o aumento do número dos seus seguidores desde o ataque AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN

Após três dias offline, os serviços de jogos online da Sony Playstation foram restabelecidos. O ataque informático afectou igualmente os serviços da Microsoft e da Xbox Live.

“A rede PlayStation e de outros serviços de jogos foi atacada durante o Natal, uma altura com altos níveis de afluência, com o fim de saturar as ligações dos nossos servidores”, explicou no sábado Catherine Jensen, vice-presidente do serviço ao consumidor da marca norte-americana Sony, sedeada na Califórnia. Quem neste Natal quis utilizar os serviços de jogos online da Microsoft, Xbox Live, e da Sony, PlayStation Network, para experimentar as novas consolas das marcas que tenha recebido enfrentou sérias dificuldades para conseguir jogar. A época natalícia é uma das mais fortes em termos de vendas para estas empresas com clientes em todo o mundo: o sistema da Microsoft Xbox Live conta com 48 milhões de subscritores, enquanto o da PlayStation atinge os 110 milhões.

No dia de Natal os serviços foram abaixo, num ataque informático reivindicado pelo grupo Lizard Squad, ou Esquadra Lagarto. Através do Twitter, o Lizard Squad confirmou que atingiu os servidores das duas empresas, inundando-os com tráfego falso, através de um DDoS, ataques distribuídos de negação de serviço (uma técnica comum, a que já recorreram movimentos como os Anonymous). O grupo tinha ameaçado na semana passada que iria atacar o Xbox Live e PlayStation Network.

O grupo de hackers tinha publicado desde a véspera de Natal vários tweets a promover a acção e o aumento do número dos seus seguidores desde o ataque. Um dos piratas informáticos, de 22 anos, que disse à BBC pertencer ao Lizard Squad, explicou que os ataques foram feitos para demonstrar a falibilidade dos sistemas das duas gigantes dos videojogos.

Sugerir correcção
Comentar