Samsung desiste do mercado de portáteis na Europa

Subsidiária portuguesa garante que assistência técnica continuará a existir.

Foto
David Becker/Getty Images/AFP

A Samsung decidiu abandonar o mercado europeu de computadores portáteis, um tipo de produto cuja procura por parte dos consumidores tem vindo a abrandar graças à proliferação de smartphones e tablets.

A multinacional sul-coreana – que lidera o mercado de smartphones, tanto no mundo como em Portugal – segue assim as pisadas da Sony, que tomou uma decisão semelhante no início do ano, quando vendeu a divisão dos portáteis Vaio a um fundo de investimento japonês.

“A Samsung adapta-se de forma constante às necessidades e às exigências do mercado. Por essa razão, por agora, vão ser descontinuadas as vendas de computadores portáteis em toda a Europa”, justificou a Samsung Portugal, em respostas por email a questões do PÚBLICO. A empresa sublinhou que "a decisão diz apenas respeito a esta região e não reflecte necessariamente a estratégia da marca noutros mercados”.

A empresa acrescentou também que, “no que diz respeito ao negócio empresarial, o conceito de posto de trabalho está em mudança contínua, pelo que, cada vez mais, a Samsung considera ser essencial a orientação para categorias que garantam maior mobilidade, como é o caso dos tablets."

As vendas de computadores têm estado em queda, com os únicos sinais positivos a virem das renovações dos equipamentos feitas pelas empresas. Estimativas da analista IDC antecipam uma quebra de 6,5% na procura de computadores portáteis em todo o mundo ao longo deste ano. No entanto, a IDC notou um crescimento nas vendas ao longo do segundo semestre do ano na região que engloba a Europa, Médio Oriente e África.

Para a Samsung, os computadores estão longe de ser um negócio como o dos telemóveis ou dos tablets. Nas contas das analistas IDC e Gartner, a Samsung não surge na lista dos cinco maiores fabricantes, cujo primeiro lugar tem sido disputado nos últimos anos pela americana HP e pela chinesa Lenovo, com a marca asiática a ganhar vantagem. A subsidiária portuguesa da Samsung não quis divulgar quotas de mercado. 

A subsidiária portuguesa ressalvou ainda que a assistência técnica continuará a existir. “A Samsung vai manter o suporte da marca para todos estes equipamentos, em todas as questões relacionadas com a assistência técnica, estejam ou não no período de garantia, dentro das condições em que tal assistência é concedida nestes dois diferentes casos.” Os computadores que estão nas lojas permanecerão à venda.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários