Rapaz de 5 anos é o mais jovem profissional certificado da Microsoft

Ayan Qureshi é um apaixonado por informática e decidiu candidatar-se ao título.

Foto
Ayan Qureshi numa das suas experiências ayanqureshi.com

Ayan Qureshi está a um mês de completar seis anos, anda no 1.º ano da escola primária Clifford Bridge, em Coventry, Inglaterra, há muito que se interessa por computadores e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. A sua paixão tornou-se agora recompensadora. É um profissional certificado da Microsoft e o mais jovem de sempre.

Ayan tem desde cedo uma espécie de laboratório em casa onde desenvolve os seus projectos tecnológicos. Foi aí que criou no mês passado a sua primeira rede entre computadores, através da ligação de dois PCs, dois laptops, um switch e um router. Tinha conseguido que dados fossem transferidos entre computadores, um resultado que o deixou entusiasmado depois de ter estudo e praticado duas horas por dia, durante cinco meses, para ser bem-sucedido na sua experiência.

A paixão de Ayan foi sempre seguida pelo pai Asim Qureshi, um consultor de IT, que o ajudou a entender os princípios da informática, a construção de hardware e de criações de sistemas em rede. Além da informática, o rapaz sempre gostou de brinquedos com controlo remoto e câmaras digitais e manifestou interesse em matemática e física.

A 27 de Setembro último, Ayan submeteu-se a um exame de certificação na Universidade de Birmingham e passou, tornando-se no mais jovem profissional certificado da Microsoft. “Foram necessários meses para que se tornasse um mas ele gosta de computadores, por isso foram meses de diversão”, conta o pai ao The Independent.

Ser um profissional certificado da Microsoft significa estar apto para trabalhar com sistemas operativos da empresa e é habitualmente conseguido por aspirantes a técnicos de IT um pouco antes ou depois de frequentarem a universidade.

Com este título, Ayan quer ser um consultor de IT ou matemático, mas afirma que está aberto a todas as experiências no mundo da tecnologia. Para já, está ansioso em experimentar o Windows 10. “Parece-se com o Windows 8 mas é melhor, penso eu”, observou ao jornal britânico.

Sugerir correcção
Comentar