Presidente do Google incentiva empreendedorismo na Índia

Pela segunda vez desde o início do ano, Eric Schmidt está de visita à Àsia. O próximo destino é a Birmânia.

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Schmidt em Nova Déli MANAN VATSYAYANA/AFP

O presidente não executivo do Google, Eric Schmidt, está novamente na Ásia. A caminho da Brimânia, para onde deverá voar na quinta-feira, fez uma passagem pela Índia e apelou a uma mudança de legislação, que permita mais liberadade online e que crie um ambiente mais propício ao empreendedorismo tecnológico.

“Há uma série de coisas para serem consertadas pelo Governo”, afirmou nesta quarta-feira Schmidt, numa intervenção pública em Nova Déli, citado pela imprensa indiana e referindo-se a legislação aprovada no final de 2011, ao abrigo da qual empresas a operar na Internet são obrigadas a monitorizar os conteúdos publicados pelos cibernautas e a remover aqueles que possam ser ilegais. A medida implica que esta monitorização seja feita por humanos (e não apenas por sistemas informáticos) e que a remoção aconteça antes de qualquer decisão judicial. "Se os intermediários são responsáveis pelas acções dos utilizadores, então a start-up não consegue lá chegar [ser bem sucedida]".

O Google, tal como acontece com outras empresas de Internet, está actualmente a braços com processos nos tribunais indianos por casos relacionados com conteúdos publicados por utilizadores. Os apelos de Schmidt, porém, poderão não dar frutos, nota o director do Centro para a Internet e Sociedade, citado pelo India Realtime, um blogue do Wall Street Journal dedicado à índia, “Não é provável que o Governo o leve a sério. É muito mais complicado”, afirmou Sunil Abraham.

Schmidt, que já em Janeiro tinha feito uma muito mediatizada visita à Coreia do Norte (país onde as telecomunicações são fortemente controladas), aterrou terça-feira em Bangalore, cidade onde a multinacional tem aquele que foi o seu primeiro centro de pesquisa fora dos EUA.  Aqui, aproveitou para se reunir com algumas start-ups tecnológicas locais e sublinhou a importância dos telemóveis no futuro da Internet.

Muitos países asiáticos são importantes mercados por explorar para as multinacionais tecnológicas: são populosos e a penetração de novas tecnologias é baixa. A Birmânia tem uma população a rondar 60 milhões de pessoas, mas, de acordo com dados compilados pela CIA, só 1,3 milhões tinham telemóvel em 2011 e, em 2009, apenas 110 mil eram utilizadoras de Internet.

De acordo com uma declaração do Google, esta visita de Schmidt à Àsia servirá para “criar ligações com parceiros locais e pessoas do Google que estão a trabalhar para melhorar as vidas de muitos milhões de pessoas na região ao ajudá-las a estarem online e aceder à informação global pela primeira vez”. É a primeira visita oficial àquele continente enquanto presidente não executivo da empresa, já que a viagem à Coreia do Norte foi classificada como "pessoal".

 
 

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