PlayStation 4 chega com missão de substituir a líder

Estarão disponíveis 23 jogos no lançamento.

Foto
A nova PlayStation 4 Yuya Shino/reuters

Portugal é um mercado pequeno, mas também é um mercado onde a Sony tem tido sucesso. Da PlayStation 3, que chegou em 2007, foram vendidas cerca de meio milhão de unidades. Em todas as consolas, domésticas e portáteis, a PlayStation totaliza uma quota de mercado de 65%, segundo números da empresa. A nova PlayStation 4 será posta à venda à meia-noite. Vem em plena crise, mas com a concorrência directa a meses de distância e a missão de manter Portugal como um bom mercado para a multinacional.

“A crise manifesta-se em todos os sectores e este mercado não é excepção”, reconhece a relações públicas da Sony Computer Entertainment em Portugal, Sandra Páscoa. E os valores de vendas de jogos em 2013 dão corpo à afirmação. Dados fornecidos recentemente ao PÚBLICO pela GfK mostram que, até ao final de Setembro, foram vendidas 969 mil cópias de jogos para consolas em Portugal, o que significou uma facturação de 25,7 milhões de euros. Este valor fica 17% abaixo da facturação registada no mesmo período de 2012. “Apesar da crise, os consumidores procuram formas de entretenimento em casa”, acredita Sandra Páscoa.

A nova consola da Sony, no modelo mais barato, vai custar perto de 400 euros, menos 200 do que custava, em Portugal, a PlayStation 3 no lançamento (o preço não é específico para Portugal e é igual em todos os mercados da zona Euro). A PS4 custará também menos 100 euros do que a nova Xbox One, da Microsoft (que será posta à venda só no próximo ano) e aproximadamente mais 100 do que a Wii U, da Nintendo. Frequentemente, as consolas são postas à venda em modelos com diferenças ao nível das especificações técnicas e integradas em pacotes que incluem jogos ou acessórios – tudo elementos que fazem os preços variar.

Como é habitual com a chegada de um novo modelo, o preço do modelo antigo vai cair. A PlayStation 3 continuará nas lojas e Sandra Páscoa estima que a consola continuará a vender “por muitos anos”, algo que já aconteceu com a PlayStation 2, que continuou a atrair compradores muito depois de a PS3 se estrear.

Entre jogos nos retalhistas e aqueles que poderão ser comprados online, vão estar disponíveis no lançamento 23 títulos, entre os quais jogos de séries bem conhecidas, como Call of Duty Ghosts, Assassin’s Creed IV Black Flag e FIFA 14.

A consola estreou-se nos EUA, há duas semanas. A Sony diz ter vendido um milhão de unidades em 24 horas. A Microsoft, por seu lado, anunciou pouco depois ter vendido mais de um milhão de consolas Xbox One.
 

Artigo corrigido às 15h19: à data do lançamento em Portugal, a PS3 custava mais 200 euros do que vai custar a PS4, e não mais 100 euros, como estava escrito. A Sony comercializou na altura uma PS3 mais barata, que custava mais 100 euros do que a PS4, mas esse modelo não foi imediatamente posto à venda na Europa.
 

Sugerir correcção
Comentar