Nokia pagou vários milhões de euros para impedir revelação de código do Symbian

Chantagem foi feita há cerca de sete anos e investigação ao caso ainda não foi concluída.

Foto
A quantia paga pela Nokia não é conhecida Dado Ruvic/Reuters

A Nokia pagou vários milhões de euros após ter sido chantageada, há cerca de sete anos, num caso que está ainda sob investigação da polícia. A empresa finlandesa foi ameaçada com a revelação pública de um código do sistema operativo que utilizava em 2007, o Symbian, caso não pagasse.

O caso da Nokia foi revelado após uma investigação da estação de televisão finlandesa MTV. Segundo a MTV, a empresa pagou uma quantia não revelada para impedir que o código encriptado do Symbian, que é fechado e que a empresa utilizava nos seus telemóveis, fosse tornado público.

Quase sete anos depois, o caso continua por resolver, como confirmaram à estação de televisão as autoridades do país, que estão a tratar do dossier como extorsão agravada. Desconhece-se ainda como os chantagistas tiveram acesso ao código.

Segundo a MTV, que cita fontes da polícia finlandesa, a Nokia contactou as autoridades e decidiu pagar a quantia exigida, deixada num saco perto de um parque de diversões em Tampere, no centro da Finlândia. Um indivíduo recolheu o dinheiro mas a polícia perdeu-lhe o rasto.

No ano em que foi feita a chantagem, metade dos telemóveis vendidos no mundo tinham a marca Nokia e muitos usavam o sistema operativo Symbian, incluindo outros fabricantes de aparelhos móveis.

O Symbian foi entretanto abandonado pela Nokia para adoptar o Windows Phone, da Microsoft, nos seus smartphones.

A Microsoft comprou depois o negócio de telemóveis da Nokia por 5400 milhões de euros. A operação abrangeu ainda a cedência de licenças da fabricante finlandesa, que até há poucos anos liderava este sector e que agora se desfez definitivamente desta actividade.

Sugerir correcção
Comentar