Microsoft facilita instalação de browser alternativo ao Internet Explorer

Foto
A Microsoft aceitou que os utilizadores de PC’s com o sistema operativo Windows pudessem passar a instalar, em toda a Europa, os browsers da sua preferência DR

Milhões de utilizadores europeus do Internet Explorer (IE) terão, a partir de 1 de Março, um painel de opções para escolher de forma simples o browser que preferem usar.

Esta mudança acontece depois de um acordo entre a Microsoft e a Comissão europeia para a Concorrência, selado em Dezembro passado.

A Microsoft aceitou que os utilizadores de PC com o sistema operativo Windows pudessem, através de um menu criado específicamente para o efeito, decidir qual o browser da sua preferência. O menu de escolha vai surgir aos utilizadores na sequência de uma actualização automática do Windows.

Os mais recentes dados sobre a utilização de navegadores estimam que metade dos utilizadores de Internet em todo o mundo usam o IE, indica a BBC.

Países como o Reino Unido, a Bélgica e a França já estarão a testar esta mudança.

Este update do software chegará automaticamente aos utilizadores de Windows XP, Windows Vista e Windows 7, de acordo com um post publicado hoje pelo vice-presidente da Microsoft, Dave Heiner.

O post contém ainda alguns printscreens da mensagem que irá aparecer quando a actualização for feita.

“Os utilizadores que recebam a mensagem vão passar a poder escolher e usar, por sistema, o browser que preferirem”, escreve ainda Dave Heiner.

Google Chrome, Firefox, Safari e Opera são os browsers alternativos que as pessoas poderão escolher.

“Milhões de pessoas que nunca antes pensaram realmente na escolha de um browser serão agora obrigadas a fazer uma escolha”, escreve o correspondente de tecnologia da BBC, Rory Cellan-Jones, no seu blogue. “Isto representa uma oportunidade única de marketing para os rivais da Microsoft”, escreve Cellan-Jones.

O fundador da Fundação Mozilla, criadora do browser Firefox, descreveu esta notícia como “um importante marco para dar às pessoas a possibilidade de controlar as suas vidas online”.

Notícia corrigida às 16h55
Sugerir correcção
Comentar