Lenovo coloca menu Iniciar nos seus computadores com Windows

Ausência da funcionalidade foi dos pontos mais criticados no último sistema da Microsoft.

Foto
O Windows 8.1 trará ajustes ao sistema da Microsoft Reuters

A fabricante chinesa Lenovo, que disputa o primeiro lugar no mercado de PC com a americana HP, decidiu atender a uma das críticas mais frequentes em relação ao Windows 8: os computadores da marca terão pré-instalado o software Pokki, desenvolvido por uma start-up e que oferece um menu semelhante ao que existia nas anteriores versões do Windows.

O Pokki, que pode ser descarregado gratuitamente e também existe para outras versões do Windows, inclui uma loja de aplicações para computador, onde estão algumas aplicações e jogos que se popularizaram nos telemóveis. A empresa por trás do Pokki, a americana  SweetLabs, ganha uma comissão na venda de aplicações nesta loja.

O Windows 8 é o sistema operativo da Microsoft para computadores e tablets. Tem dois ambientes distintos: um semelhante ao ambiente de trabalho do Windows tradicional e outro que consiste num painel de mosaicos coloridos, que proporciona uma experiência de utilização radicalmente diferente.

A Microsoft decidiu fazer ajustes ao sistema depois de queixas dos utilizadores por dificuldades de utilização. A ausência do menu Iniciar foi dos pontos mais notados.

O Windows 8.1, que deverá chegar em Outubro, terá um botão Iniciar, que permite ao utilizador aceder rapidamente à visualização de mosaicos e que, com um clique direito, dá acesso a algumas opções básicas, mas que não recupera o menu com que os utilizadores se tinham familiarizado.

O 8.1 também permitirá ao computador arrancar no ambiente de trabalho e não na nova interface, como agora acontece.

Sugerir correcção
Comentar