Instagram tem novo logótipo: moderno ou demasiado abstracto?

Desde que foi apresentada, nesta quarta-feira, a nova imagem foi alvo de uma análise minuciosa pelos utilizadores.

A câmara com aspecto retro desapareceu e deu lugar a um ícone mais abstracto e de cores fortes. Podia ser apenas uma mudança de imagem, mas o Instagram já tem mais de 400 milhões de utilizadores e portanto as opiniões não se fizeram esperar.

“Não fiquei fã do novo logótipo muito pelo facto de o anterior ser tão icónico: para mim, aquilo era o Instagram”, responde ao PÚBLICO por e-mail Daniel Cerejo, que assina nesta rede social como @dcerejo e tem 117 mil seguidores. “Acho que aquele logótipo já tinha adquirido o peso que conferia à marca uma identidade ‘”eterna’”, defende Daniel, comparando-o aos símbolos da Nike ou da Apple.

Já Manuel Pita, que no Instagram é @sejkko e tem mais de 220 mil seguidores, não é tão definitivo na sua opinião: “não gosto muito do logótipo, particularmente as cores (há por aí uma caixa de preservativos com os mesmos tons), mas também não desgosto assim tanto.”

Desde que o Instagram apresentou a nova imagem esta quarta-feira, o novo logótipo foi alvo de uma análise minuciosa na Internet e até já deu origem a piadas online. As principais críticas apontam o design abstracto e uma possível perda de identidade da marca.

Em comunicado, a empresa justifica a mudança de imagem com a alteração verificada nos últimos anos no próprio Instagram, “de um espaço para partilhar fotografias com filtros para muito mais – uma comunidade global onde se partilham mais de 80 milhões de fotografias e vídeos diariamente.”

Também utilizadora do Instagram, Teresa Freitas reconhece a necessidade de mudança. “As pessoas não gostam de mudança, incluindo eu”, afirma esta instagrammer com mais de 80 mil seguidores. “Para muitos de nós, o passado tem um fascínio especial e muitos valorizavam o antigo ícone como uma forma de nostalgia (mesmo que falsa)”, responde em entrevista por e-mail.

“Visualmente não gosto que tenham utilizado um gradiente como fundo, mas é uma questão de gosto pessoal. Não gosto, mas percebo porque é que sentiram que precisavam de mudar”, acrescenta. “A nova imagem mostra um ícone que é fisicamente menos óbvio”. Não representa uma câmara física, muito menos câmara antiga. E acho que isso faz sentido”, defende Teresa.

Num texto detalhado publicado no Medium, Ian Spalter, director do departamente de design da rede social, explica o processo de criação do novo logótipo. “Tentámos perceber exactamente aquilo que as pessoas gostavam no ícone clássico e como podíamos transportar isso. Pedimos a pessoas na empresa que desenhassem o ícone do Instagram de memória em 5 segundos. A maioria desenhou o arco-íris, a lente e o visor.”

A partir desses elementos procuraram modernizar o ícone até chegarem a um dilema: “se o tornarmos muito abstracto, o elemento gráfico não está ligado à história e à alma do Instagram. Se for muito literal, é difícil justificar a mudança”, explica Spalter. “Depois de muitas afinações, chegámos a um grafismo que ainda sugere uma câmara mas também estabelece as bases para os anos que aí vêm”, conclui.

Layout minimalista

Para além do logótipo, também o design no interior da aplicação foi alterado. “O design mais simples”, refere a empresa acerca do novo layout a preto e branco, “coloca o destaque nas fotografias e nos vídeos sem alterar a navegação da aplicação.”

“Não me parece que tenha sido a alteração mais feliz. O preto e branco, numa aplicação que era sinónimo de cor e vida, não acho que faça jus ao espírito do Instagram”, defende Daniel Cerejo. “Tenho a certeza de que a maior parte dos utilizadores estava confortável com a identidade, até então, da rede social.” Teresa Freitas, por seu lado, gosta do novo design. “Faz com que a cor das fotografias ganhe uma maior importância. O resto está como antes, ao nível de funcionalidades, e por isso não sinto a traição que a maior parte dos utilizadores leais sentiu.” “É simplesmente uma mudança de look and feel”, argumenta Manuel Pita. “Eu gosto do layout minimalista e mais branco, que se foca no conteúdo.”

Os ícones das aplicações associadas ao Instagram (Layout, Boomerang e Hyperlapse) também sofreram alterações seguindo o mesmo padrão gráfica do novo logótipo.

Todos os dias são partilhadas cerca de 80 milhões de imagens na rede social. No ano passado o Instagram conseguiu aumentar em cerca de 100 milhões o número de utilizadores activos, chegando aos 400 milhões. A rede está assim à frente do Twitter, mas ainda atrás do Facebook.

Em Março outro anúncio do Instagram provocou também a indignação dos utilizadores. No centro da polémica estava o feed inicial, cuja ordem cronológica será substituída por um critério de relevância. Os utilizadores passam a ver em primeiro lugar as imagens e filmes de quem lhes é teoricamente mais próximo. 

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