Google vai permitir o uso de emails de utilizadores para direccionar publicidade

Nova ferramenta do motor de busca usa pesquisas e vídeos vistos pelo utilizador para escolher anúncios que lhe serão enviados.

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A nova política de privacidade do Google está a levantar dúvidas sobre a instauração de um big brother online John Macdougall/AFP

O Google tem uma nova ferramenta que permite aos anunciantes ter acesso a uma lista de emails para direccionar publicidade a utilizadores específicos de serviços do motor de busca.

Quando um utilizador pesquisa no motor de busca, lê emails com promoções no Gmail ou vê vídeos no YouTube, a empresa ou loja pode passar a mostar informação que considere relevante para o consumidor com base nas suas acções, localização ou aparelho utilizado, explica o Google num post divulgado esta semana. Estes dados vão passar a ser usados para que o anunciante possa direccionar publicidade que considere ainda mais relevante para o consumidor, através do Customer Match, o novo produto do Google.

Dentro de poucas semanas, as empresas podem carregar no Google AdWords uma lista de endereços electrónicos de consumidores com quem tenham uma relação de fidelidade, que depois vai ser comparada com os emails de utilizadores ligados ao Google abrindo caminho à segmentação de anúncios. O processo decorre de uma forma "segura e respeitando a privacidade", garante o motor de busca.

Os utilizadores podem controlar os anúncios que vêem atravês das Definições do Google Ads, bloqueando publicidade de anunciantes individuais ou desseleccionando a opção de anúncios personalizados. No entanto, os anunciantes vão poder compilar listas com hábitos gerais dos consumidores como o que procuram no YouTube e que tipo de assuntos pesquisam para depois lhes direccionarem publicidade.

“Com a Customer Match, a sua marca está logo ali, com a mensagem certa, no momento em que o seu cliente está mais receptivo”, comenta o vice-presidente para a Publicidade e Comércio do Google, Sridhar Ramaswamy, num post publicado no blogue da empresa na segunda-feira. O novo produto deverá ficar disponível nas próximas semanas.

Notícia alterada às 10h29 de 30 de Setembro

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