Google apaga “dezenas de milhares” de fotos de celebridades

Motor de busca acusado de não ter agido para garantir privacidade das vítimas.

Foto
Uar óculos em frente ao computador deixa de ser necessário Darren Staples/REuters

O Google confirmou que apagou “dezenas de milhares de fotografias” de celebridades e encerrou centenas de contas, semanas depois do roubo de várias fotos íntimas de personalidades do cinema e da música. O anúncio surge ainda depois de advogado da indústria do entretenimento de Hollywood ter ameaçado processar o Google, que acusou de “lucrar com a vitimização das mulheres”.

Esta semana, Martin Singer enviou uma mensagem ao Google, citada pelo New York Post, a condenar a o motor de busca por não ter conseguido retirar as fotografias roubadas por piratas informáticos das páginas onde apareceram e que eram pesquisáveis.

Singer lamentou que o Google estivesse a “fazer milhões e a beneficiar da vitimização das mulheres”, ameaçando processar a empresa que poderia vir a pagar perto de 100 milhões de dólares em indemnizações.

O advogado, que não indicou as celebridades que estaria a representar na carta enviada ao Google, criticou ainda o motor de busca por não ter actuado quando é do seu conhecimento que as “imagens são propriedade roubada por hackers e que fotos e vídeos privados e confidenciais foram obtidos ilegalmente e divulgados por predadores pervertidos que violam os direitos de privacidade das vítimas e a decência humana básica".

Segundo o New York Post, Singer alertou o Google para várias violações cometidas contra o Digital Millennium Copyright Act, uma lei que dá protecção a sites que apresentem sem autorização conteúdos publicados pelos utilizadores e que exige que material com direito de autor seja removido mediante um pedido.

O Google emitiu agora um comunicado. “Removemos dezenas de milhares de fotografias – poucas horas depois do pedido ter sido feito – e encerrámos centenas de contas”, indica a nota.

No início de Setembro, fotografias e vídeos de actrizes, entre elas a oscarizada Jennifer Lawrence, e de cantoras, incluindo Rihanna, foram roubados das suas contas no iCloud da Apple e publicados na Internet. As imagens, na sua maioria de momentos de intimidade, terão sido encontradas e utilizadas devido a uma vulnerabilidade detectada no serviço.

Através do 4chan, um fórum utilizado pelo movimento Anonymous para organizar e divulgar as suas acções, foi anunciado que tinham sido recolhidas imagens e vídeos de mais de 100 celebridades, como Kim Kardashian, Kirsten Dunst ou Selena Gomez, através das suas contas de iCloud.

A Apple acabou por reconhecer que várias contas de celebridades foram violadas, mas que esse ataque não se deveu a falhas de segurança dos seus sistemas, mas sim a fragilidades nas palavras-passe dos utilizadores.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários