Fim do Windows XP abranda mas não trava queda dos PC

Lenovo é a lider mundial, com 17,7% do mercado, segundo a IDC.

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A chinesa Lenovo tem uma vantagem ligeira sobre a HP Felicia SONMEZ/AFP

Na era de smartphones e tablets, a procura por computadores tem vindo a cair. No primeiro trimestre deste ano, o envio de PC para o retalho caiu 4,4% face ao ano passado, mostram números da IDC agora divulgados. O fim do suporte da Microsoft para o Windows XP e o segmento empresarial ajudaram às vendas, mas não chegaram para evitar a queda.

Em todo o mundo, foram enviados para venda 73,4 milhões de computadores entre Janeiro e Março. No ano passado, tinham sido 76,8 milhões. O envio para o retalho não significa necessariamente a venda das unidades, mas é usado como uma métrica da procura.

A lista de fabricantes é encabeçada pela chinesa Lenovo, que ultrapassou a americana HP e conseguiu uma quota de mercado de 17,7%. A HP surge em segundo lugar (17,1%) e a também americana Dell, em terceiro (13,4%). Já a Acer sofreu uma queda de 20,2% no volume de unidades no retalho e terminou o trimestre em quarto lugar, com uma fatia de 6,8%. A Asus recuou 13,1% e está em quinto, com uma quota de mercado de 5,9%.

O mercado mundial está em queda há oito trimestres consecutivos, “como resultado de uma mudança no uso de tecnologia e de concorrência (nomeadamente de tablets e smartphones), bem como das pressões económicas”, observou a analista Loren Loverde.

A IDC nota que o fim do suporte do Windows XP contribuiu para amparar a queda. A Microsoft só esta semana deixou de disponibilizar actualizações e apoio técnico para o popular sistema operativo, lançado há mais de 12 anos, mas a data já tinha sido anunciada há muito e tem sido usada pela empresa (e por fabricantes) para encorajar a compra de novos computadores, equipados com Windows 8. O fim do suporte levou também a que algumas empresas renovassem os respectivos equipamentos, especialmente nos mercados maduros, nota a IDC.

Por fim, a IDC refere que a procura de computadores foi ajudada por um abrandamento na compra de tablets.

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