Windows XP deixa de ter suporte da Microsoft

Sistema operativo deixa de ter actualizações de segurança e computadores ficam sob o risco de ataques informáticos.

Foto
O Windows XP foi lançado em 2001 AHMAD YUSNI/AFP

A partir desta terça-feira, a Microsoft deixa de dar qualquer suporte aos utilizadores do sistema operativo Windows XP. Acabam as actualizações de segurança e os computadores com o sistema ficam sem protecção e sob o risco de ataques informáticos.

“Após 8 de Abril de 2014, deixarão de existir novas actualizações de segurança, correcções não relacionadas com segurança, opções de suporte gratuitas ou pagas ou actualizações de conteúdos técnicos online”, informa a Microsoft no seu site. O grupo informático alerta que se o utilizador continuar a utilizar o Windows XP após esta terça-feira, o seu computador “funcionará na mesma, mas poderá ficar mais vulnerável a riscos de segurança e vírus”.

A partir desta terça-feira, fica indisponível o Microsoft Security Essencials para descarregar no Windows XP, mas em PC em que o sistema de segurança estiver instalado continuarão a existir “actualizações de assinatura de antimalware durante um período de tempo limitado”, explica a Microsoft. As actualizações para estas assinaturas vão continuar a estar disponíveis até 14 de Julho de 2015.

Aquele que chegou a ser considerado o "maior acontecimento Windows" quando foi lançado em 2001 e um dos sistemas operativos mais seguros alguma vez fabricados, segundo a Microsoft, está instalado em cerca de 90% dos computadores, a nível mundial, grande parte em pequenas e médias empresas, que ficam agora vulneráveis a ataques caso não tenham actualizado o sistema operativo que utilizam. A Microsoft admite que correm o risco de "perda de informação por vulnerabilidade a ataques cibernéticos".

Portugal é um dos países que começaram a migração do Windows XP, apesar de ainda existirem muitos utilizadores e empresas que mantêm o sistema operativo. Segundo um estudo lançado na semana passada pela Microsoft e que foi realizado em 13 países, depois de fazerem o upgrade 46% dos 501 inquiridos afirmaram que a sua empresa registou um aumento de produtividade e 68% garantiram que a segurança da empresa aumentou com a actualização. A nível de segurança, Portugal ficou em terceiro lugar de satisfação, atrás da Ucrânia (75%) e da Roménia (74%).

Para contornar o fim do suporte do Windows XP, a Microsoft aconselha ao utilizador uma actualização de software, como a execução do Windows 8, a versão mais recente do Windows, ou um upgrade através do Windows 8.1 Pro.

Para as pequenas e médias empresas, a Microsoft disponibiliza o Windows Upgrade Assistant, para verificar a compatibilidade do hardware e software instalado num PC. Para as grandes empresas, estão disponíveis as ferramentas Application Compability Toolkit, Microsoft Assessment and Planing Toolkit e Microsoft Deployment Toolkit.

Sugerir correcção
Comentar