Estudo indica que só metade das empresas aposta na comunicação digital

Companhias continuam muito dependentes de consultoras externas.

Mais de metade das empresas da Península Ibérica e da América Latina não dão, ainda, grande importância à comunicação digital, conclui um estudo realizado entre os meses de Janeiro e Fevereiro deste ano.

Os directores de comunicação das cerca de 152 empresas de sectores diversos - desde o sector automóvel à saúde e energia - foram questionados sobre as estratégias de comunicação no universo do online.

O objectivo era perceber como é que tem progredido a abordagem de comunicação das empresas, numa época em as redes sociais se têm imposto como importante veículo de promoção.   

A investigação, que foi levada a cabo pela Llorente & Cuenca, empresa de consultoria de comunicação e assuntos públicos, concluiu que, actualmente, só 50,7% das empresas possuem o seu departamento dedicado à comunicação digital. E, destas firmas, mais de metade recorrem a consultoras externas (77%).

Entre as empresas que possuem a sua própria equipa para a comunicação digital, 85% dependem dos departamentos de marketing e de comunicação corporativa.   

Em plena era digital, ainda há uma grande parte dos grupos empresariais que tentam incorporar a importância da sua comunicação com os clientes através de meios digitais, segundo o estudo. 

A investigação feita a empresas com relevância no mercado mostra que apenas 7% apresentam uma comunicação digital num estado maduro, ou seja, a estratégia digital já faz parte, também, da estratégia do negócio, obtendo resultados tangíveis.

Cerca de 11% das empresas encontram-se na etapa de aprendizagem, o que significa que conhecem as estratégias e vantagens das redes sociais, mas ainda não apostaram na comunicação por esta via.

Num nível de planificação encontram-se 12% das empresas, dando os primeiros passos para lançar a sua estratégia de comunicação de modo digital. E cerca de 20% apresentam-se agora a dar os primeiros passos neste mundo.

Em fase de diversificação estão as empresas que se centram em aumentar as estratégias de comunicação, de modo a beneficiar em outras áreas do negócio (22%).

O estudo permite concluir que uma parte importante das empresas que já possuem uma estratégia de comunicação entrou numa fase de fidelização (28%) tentando, assim, o aumento da ligação entre a empresa e o cliente.

Dos aspectos fundamentais da estratégia digital, aqueles que reúnem uma menor percentagem, cerca de 31 %, são as aplicações para dispositivos móveis e a orientação dos colaboradores para as suas próprias identidades nas redes sociais. A criação de um local onde a empresa se pode relacionar com os seus clientes é apontada por 65% das empresas como a maior conquista da estratégia digital.

Relativamente ao orçamento dedicado no futuro às estratégias de comunicação online, mais de 51% das empresas afirmam que este será mais alargado. Enquanto 21% das empresas inquiridas dizem que irão dedicar o mesmo orçamento em 2015, comparativamente ao ano de 2014. Porém, o estudo apurou que 5,2% das empresas não irão dedicar qualquer verba para uma estratégia de comunicação digital.

Texto editado por José Manuel Rocha 

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