Educação é o “sector mais progressivo” na corrida à maturidade digital

Os obstáculos de custo e conhecimento não devem impedir o sector da educação de alcançar o seu potencial e de se estabelecer como pioneiro digital.

Apesar de a transformação digital já existir há algum tempo enquanto conceito, só recentemente é que os líderes dos vários sectores mostram confiança na capacidade de incorporar tecnologia de forma a melhorar os seus processos, tendo como objectivo final desta transformação a maturidade digital completa.

Um estudo recente [1] revela que a maturidade digital, isto é, o compromisso com iniciativas ligadas à tecnologia e processos geridos digitalmente e a utilização integrada de ferramentas sofisticadas para optimizar o desempenho, é agora uma prioridade para 77 por cento das empresas por toda a Europa e Médio Oriente.

Interessantemente, o sector da educação é o mais promissor no que toca à transição entre as fases, com mais responsáveis a encarar a maturidade digital como prioridade do que em qualquer outro sector.

Considerando que a nova geração de estudantes está habituada a estar sempre online e envolvida com aparelhos digitais, talvez não seja uma surpresa que estes sejam mais atraídos pelas salas de aula optimizadas e por novas experiências de aprendizagem online. O crescimento do modelo de ensino à distância e a abertura maciça de cursos online (MOOC) torna claro que a tecnologia desempenha um papel central no futuro da educação.

Ainda que a educação tenha o maior número de entrevistados a considerar a forte vantagem competitiva como o principal benefício da maturidade digital, os responsáveis pela área da educação enfrentam transformações financeiras e culturais à medida que são implementadas novas iniciativas digitais. Adicionalmente, ainda existe uma falta de informação assumida sobre como efectivamente cumprir este objectivo.

No entanto, tendo em conta os benefícios para a aprendizagem e produtividade, os obstáculos de custo e conhecimento não devem impedir o sector da educação de alcançar o seu potencial e se estabelecer como pioneiro digital.

De forma a salvaguardar o progresso, as organizações precisam de se manter comprometidas e garantir que têm a infra-estrutura preparada para suportar a maturidade digital. Será central, portanto, rever regularmente os processos, continuar a melhorar as formas de trabalhar e integrar novas tecnologias para que as organizações europeias transitem por completo de um período de transformação digital para uma era de maturidade digital, com efectiva capacidade de a manter.

[1] Maturidade Digital: O próximo grande passo

Director de Marketing da Ricoh Portugal

Sugerir correcção
Ler 1 comentários