Com os tablets em queda, Apple lança iPad para o mercado profissional

O iPad Pro é o modelo da marca com o maior ecrã até à data. Apresentação contou com a participação da Microsoft.

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O iPad Pro tem um ecrã de 12.9 polegadas Stephen Lam/ Getty Images/AFP
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A Apple desenvolveu um teclado e uma caneta para o tablet Stephen Lam/ Getty Images/AFP

Um iPad maior para um mercado que está a encolher. A Apple apresentou um novo modelo do seu tablet, cujas vendas têm vindo a cair drasticamente. O aparelho foi concebido para apelar ao mercado profissional e a Apple criou um teclado físico e uma caneta para ser usada no ecrã sensível ao toque.

O novo iPad Pro tem um ecrã de 12,9 polegadas (é o maior iPad até à data), com uma resolução superior à dos computadores da marca. O teclado funciona também como um suporte, que permite ao aparelho ser usado como se fosse um computador – o acessório é semelhante ao que a Microsoft inclui nos seus tablets Surface Pro, também destinados a profissionais. A caneta – a que a empresa chama Apple Pencil – foi concebida especificamente para este aparelho. Foi também anunciada uma nova linha de iPad mini.

As novidades surgem numa altura em que venda de tablets tem vindo a cair. Segundo a analista IDC, o mercado encolheu 7% no trimestre passado, face ao mesmo período de 2014. Dados da própria Apple indicam que esta vendeu 10.931 iPads neste período, uma queda anual de 18% e menos 13% do que no trimestre anterior.

Uma surpresa na apresentação do novo modelo foi a presença de um vice-presidente da Microsoft, que demonstrou o Microsoft Office no iPad Pro – a estratégia da Microsoft nos últimos meses tem sido a de promover o uso dos seus serviços e aplicações em todas as plataformas, incluindo os sistemas operativos rivais. 

A entrada em cena da Microsoft numa conferência da Apple não é inédita. Chegou a acontecer com Steve Jobs e Bill Gates, em 1997, quando Jobs procurava recuperar a empresa de uma quase bancarrota e anunciou um acordo com a Microsoft, que garantia que o Office teria uma versão para os computadores Mac. 

No mesmo dia da apresentação do iPad Pro, a Microsoft comunicou que a Dell, a terceira maior fabricante de computadores, vai vender o Surface Pro 3, um tablet da Microsoft destinado ao mercado profissional, e que pretende alargar este género de parceria com outros fabricantes.

Os preços do iPad Pro começam nos 799 dólares para um modelo com 32GB de capacidade de armazenamento, sobem para 949 dólares no modelo de 128GB e chegam aos 1079 dólares para um modelo com 128GB e possibilidade de ligação móvel à Internet. O teclado e a caneta são vendidos em separado. Chegam ao mercado em Novembro.

A Apple apresentou também dois novos iPhones, o 6S e o 6S Plus, que permitem aos utilizadores premirem com mais força o ecrã para realizarem diferentes tipos de tarefa.Revelou ainda novos modelos de relógios (alguns dos quais criados em parceria com a Hermès, uma multinacional francesa de acessórios de luxo) e uma nova versão da Apple TV.

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