Acidente de carro autónomo do Google foi mais grave do que parecia

Veículo envolveu-se num acidente a 23 de Setembro. Mas só agora se soube que o condutor de teste foi hospitalizado.

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Protótipo do carro autónomo criado pelo Google Reuters/HANDOUT/Arquivo

No passado dia 23 de Setembro, ocorreu um dos mais aparatosos acidentes envolvendo um carro autónomo do Google. Na altura, foi explicado que outro veículo, no caso um SUV da marca Lexus, ultrapassou o semáforo vermelho e embateu contra o carro sem condutor do gigante tecnológico. Não foram dadas mais explicações.

Nesta quinta-feira, o Google divulgou o seu relatório mensal relativo ao projecto do carro autónomo e acrescentou alguma informação que, até à data, permanecia desconhecida. O acidente foi grave o suficiente para que o condutor de teste se “encaminhasse voluntariamente ao hospital”.

A empresa explica que o condutor não sofreu ferimentos pelo que foi “avaliado pelo staff médico”, tendo recebido alta em seguida.

No entanto, esta situação vem acrescentar mais um ponto à discussão sobre a aceleração, protagonizada pelas grandes empresas tecnológicas, rumo à automatização dos veículos. A Uber já avançou, inclusivamente, para o transporte de passageiros utilizando este tipo de carros sem condutor na cidade norte-americana de Pittsburgh.

Essa pode ser uma das razões para a explicação detalhada sobre o incidente divulgada no relatório mensal do Google. Aí explica-se que o veículo autónomo da empresa avançou ao semáforo verde num cruzamento, até que “a tecnologia autónoma detectou outro veículo a aproximar-se da intersecção a 30 milhas por hora [cerca de 48 km/h]”. Ora, o mesmo documento explica que, identificado o perigo, foram accionados os travões do carro “em antecipação da passagem do sinal vermelho por parte do outro veículo”. E foi o que aconteceu. Apesar de o condutor ter desligado a tecnologia automática para passar a guiar o veículo em modo manual, o embate ocorreu numa altura em que o carro do Google viajava a uma velocidade de 22 milhas por hora (cerca de 35 km/h), é possível ler no documento.

Esta não é a primeira ocorrência envolvendo veículos deste género. O site norte-americano Quartz noticiou dois choques sem gravidade em carros sem condutor da Uber. Além disso, registou-se também outro acidente envolvendo um veículo do Google que embateu contra um autocarro público, em Sillicon Valley, nos EUA. Mais grave foi a colisão de um Tesla que matou o condutor, numa altura em que o modo automático tinha sido accionado.

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