Tapetes-puzzle de espuma têm químicos perigosos para as crianças

Os populares tapetes feitos de espuma que formam um puzzle no chão, animados por letras e números, não são seguros para as crianças. Segundo um estudo revelado na edição de Outubro da Deco/Teste Saúde, estes artigos contêm químicos perigosos para a saúde. Entre os oito tapetes à venda testados em Portugal, apenas um foi considerado seguro e isento de tóxicos como a formamida. Uma directiva europeia aprovada em Junho de 2009 será capaz de retirar estes produtos do mercado a partir de 2011, mas a Deco diz que “as crianças portuguesas não podem esperar”.

“Oito puzzles irrespiráveis” ou “mergulhos de risco” são alguns dos alertas em destaque no estudo. “Analisámos oito puzzles, todos com marca CE, e não podemos recomendar nenhum sem restrições. Sete incluem formamida, proibida pela nova directiva europeia, e todos contêm solventes irritantes”, diz a Deco. Entre os puzzles chumbados estão: “New textures Eva Puzzle Mat, Bruin/Toys’rUs 9417-12-18PZ, Ante Eva Quebra-cabeça, Vidal Foam Puzzles ST-1009, Vida Eva Puzzle Mat 36 PCS 1106, My First Sun Mats Puzzle Box e Vidal Floor Puzzle”

O que é a perigosa formamida? É uma substância usada para reduzir os maus odores e que “está classificada como tóxica para a reprodução: na gravidez, pode atrasar o desenvolvimento do feto e causar aborto. Inalada em grande quantidade, exige cuidados médicos. Quando ingerida, põe a vida em perigo”. Foi encontrado também amoníaco e outros solventes nocivos que podem causar irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias.

Há ainda um preocupante aviso da Deco para os consumidores: “A marca CE não é garantia de qualidade. Este símbolo é afixado na embalagem pelo fabricante, sem controlo das autoridades.”

Os brinquedos usados para amparar as quedas das crianças são frequentemente alvo de outras descobertas e, muitas vezes, levados à boca nas indigestas provas dos mais pequenos. Nos oito casos testados, a embalagem aconselhava a utilização destes tapetes por crianças com mais de três anos, mas a Deco avisa que este limite não é mais do que um “subterfúgio dos fabricantes, para não arriscarem a violação das regras mais apertadas dos brinquedos de bebé”.

O estudo refere que a emissão de químicos “diminuiu 60 por cento após 14 dias fora da embalagem”, aconselhando-se que coloque o produto a arejar antes de o deixar nas mãos das crianças. A acção envolveu associações de consumidores de outros três países, totalizando 34 tapetes testados. As embalagens também foram inspeccionadas e, em Portugal, três delas continham substâncias perigosas e devem deitar-se fora, recomenda a Deco.

Sugerir correcção
Comentar