Protecção civil lança alerta por causa do frio

Os índices de desconforto térmico serão mais acentuados devido ao vento moderado.

Foto
Governo garante que mecanismos de protecção aos sem-abrigo estão a ser articulados NUNO FERREIRA SANTOS

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido à previsão de tempo frio até quinta-feira, com “temperaturas abaixo do normal para a época” na maioria dos distritos do país.

Em comunicado, a ANPC alerta a população para as medidas preventivas a adoptar, tendo em conta que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, pelo menos até quinta-feira, a “persistência de tempo frio, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos”.

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares, já fez saber que os mecanismos de protecção aos sem-abrigo estão a ser articulados na sequência das temperaturas baixas esperadas para os próximos dias.

A Protecção Civil indica que, nesta segunda e terça-feira, em particular nas terras altas, “os índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora”.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.
A Protecção Civil diz também que é necessário ter “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda ainda especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

Na nota, a ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.

Sugerir correcção
Comentar