Obras do novo edifício do IPO de Lisboa arrancam em 2018 e custarão 30 milhões

Todos os serviços de ambulatório ficarão reunidos no mesmo espaço.

Foto
Edifício ficará em frente à área até há pouco ocupada pelo mercado de feirantes da Praça de Espanha GONÇALO PORTUGUÊS

As obras do novo edifício do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que arrancam em 2018, vão custar cerca de 30 milhões de euros e permitir reunir num mesmo espaço todos os serviços de ambulatório.

O IPO de Lisboa e a Câmara Municipal assinam na segunda-feira um protocolo de parceria que vai viabilizar a construção do novo edifício na Praça de Espanha, onde ficarão concentrados vários serviços.

Segundo um comunicado do IPO, a construção do novo edifício está projectada em terrenos que a Câmara de Lisboa cede, ao abrigo do protocolo que será assinado na segunda-feira.

O edifício ficará em frente à área até há pouco tempo ocupada pelo mercado de feirantes da Praça de Espanha e terá, segundo o IPO, melhores acessos pedonais e viários, que a autarquia vai construir.

As obras do edifício permitirão garantir o funcionamento do IPO no centro de Lisboa num horizonte de 15 a 20 anos.

O IPO pretende reunir no novo edifício as consultas externas, os serviços de atendimento não programado, central de colheitas, laboratórios, hospital de dia de adultos, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, fisioterapia, laboratórios, unidades de gastroenterologia, pneumologia, urologia, dermatologia e ainda a dádiva de sangue.

Fica deste forma resolvido, segundo a instituição, o problema da dispersão de serviços, um dos mais urgentes a resolver. 

Sugerir correcção
Comentar