Objectivo de vacinar contra a gripe 60% das pessoas com mais de 65 anos foi atingido

Perto de 1,5 milhões de portugueses com mais de 60 anos foram vacinados contra a gripe, de acordo com o relatório Vacinómetro, que monitoriza a taxa de cobertura da vacinação.

Foto
Doentes crónicos, grávidas e crianças com mais de seis meses são outros dos grupos prioritários Paulo Ricca

Até terça-feira, foram vacinados contra a gripe um total de 1.260.216 portugueses com mais de 65 anos, o que representa uma taxa de cobertura de 62%, superior ao mínimo de 60% que a Direcção-Geral da Saúde queria atingir para este Inverno.

Com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos foram vacinados 198.654 portugueses (30,7%). Este relatório, citado pela Lusa, refere que uma larga maioria (87,6%) já tinha recebido a vacina em anteriores épocas gripais, tendo os restantes 12,4% sido vacinados pela primeira vez.

Dos portugueses não vacinados e inquiridos para o Vacinómetro, apenas 8,8% manifestou a intenção de o fazer, diz a Lusa. O Vacionómetro calcula ainda que já estejam imunizadas cerca de 51% dos profissionais de saúde e de profissões de risco e 44% dos doentes crónicos.

Lançado em 2009, o Vacinómetro vai monitorizando a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe nos grupos prioritários e recomendados para esta vacina, um projecto da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com o apoio de uma farmacêutica.

Segundo a Direcção-Geral da Saúde a vacina contra a gripe deve ser dada aos grupos de riscos preferencialmente até Dezembro. À semelhança do ano passado, as pessoas com mais de 65 anos vão poder recebê-la gratuitamente nos centros de saúde.

Em termos de grupos prioritários, a vacina deve ser dada às pessoas com mais de 65 anos, a todos os que tenham doenças crónicas, às crianças com mais de seis meses, às grávidas com mais de 12 semanas de gestação e aos profissionais de saúde ou cuidadores que trabalhem com idosos ou crianças. A vacina é também recomendada aos menores de 64 anos. O objectivo de taxa de vacinação para pessoas com mais de 65 anos era de pelo menos 60%, o que já foi ultrapassado.

No último Inverno, o primeiro em que foi gratuito para este grupo, as estimativas apontam para que se tenham vacinado 55% das pessoas com 65 ou mais anos. Mesmo assim, o objectivo de convergir com as metas da Organização Mundial da Saúde de ter 75% da população imunizada ainda está longe de alcançado.

A vacina é também gratuita para quem esteja internado em instituições particulares de solidariedade social (IPSS), nas misericórdias ou lares ligados à Segurança Social, bem como a doentes integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e a crianças ou deficientes institucionalizados.

Corrida às vacinas

Neste Inverno de 2013/2014, a vacina contra a gripe sazonal, à semelhança dos outros anos, protege as pessoas das três estirpes do vírus que a Organização Mundial da Saúde previu que mais vão circular: A(H3N2), B/Yamagata e A(H1N1) — esta última idêntica à da gripe pandémica de 2009.

Para as pessoas não incluídas nos grupos abrangidos pela vacinação gratuita, a vacina é disponibilizada nas farmácias, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica. O problema é que houve uma verdadeira corrida às vacinas e rapidamente esgotou.

A quota de importação voltou a baixar neste ano, como já tinha acontecido em 2012. Passou de um milhão e 800 mil doses em 2011 para um milhão e 600 mil este ano. A quota de vacinas que as empresas farmacêuticas importam para o mercado privado português “é decidida a nível empresarial, muito antes da época gripal, com base no número de vacinas importadas e consumidas em anos anteriores e com as disponibilidades de fabrico, que são limitadas a nível mundial”, explicou anteriormente a DGS, num comunicado. As empresas comprometeram-se a enviar um reforço.

2400 óbitos por gripe

A vacinação contra a gripe é fundamental para prevenir a doença e a transmissão. A gripe é a principal doença do adulto prevenível pela vacinação e, no nosso país, esta infecção é responsável por milhares de internamentos hospitalares e centenas de óbitos. Na Europa, estima-se que o excesso médio de óbitos associados à gripe seja de 40 mil por época. Em Portugal, a média ao longo de várias épocas foi de cerca de 2400 óbitos.

A gripe é uma infecção aguda viral provocada pelo vírus influenza, que afecta sobretudo o sistema respiratório. No adulto, o quadro clínico típico caracteriza-se pelo aparecimento súbito de mal-estar geral, febre, dores musculares e nas articulações, arrepios, dor de cabeça e corrimento nasal.

Sugerir correcção
Comentar