INEM apela a especial atenção a crianças e idosos com o frio que se aproxima
Temperatura vai descer nos próximos dias. Os valores são normais para a época, mas é preciso ter cuidado com os mais vulneráveis.
Temperatura vai descer nos próximos dias. Os valores são normais para a época, mas é preciso ter cuidado com os mais vulneráveis.
Temperatura vai descer nos próximos dias. Os valores são normais para a época, mas é preciso ter cuidado com os mais vulneráveis.
Por PÚBLICO
Quase metade dos maiores de 65 anos, para quem a vacina passou este ano a ser gratuita, já estão vacinados.
A vacina contra a gripe sazonal passou neste ano a ser gratuita para todas as pessoas com 65 ou mais anos, com o objectivo de se atingir a taxa de cobertura pretendida pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indica que só 6% dos idosos que não foram vacinados indicam o preço como motivo.
Desde que foi disponibilizada a vacina contra a gripe sazonal, há três semanas, já foram vacinados 666 mil adultos com mais de 65 anos, o que corresponde a 36% deste grupo de risco.
Por Lusa
O ministro da Saúde reconheceu esta quarta-feira algumas “assimetrias” na aplicação do programa de vacinação contra a gripe, que este ano é gratuita para maiores de 65 anos, mas afirmou que esta está a correr a “um ritmo muito satisfatório”.
Os resultados preliminares analisados pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) não permitem estabelecer relação entre a vacina contra a gripe A e o aparecimento de um distúrbio do sono, a narcolepsia.
Na primeira semana em que foram disponibilizadas gratuitamente para quem tem mais de 65 anos as vacinas contra a gripe sazonal, cerca de 222 mil pessoas dos principais grupos de risco foram vacinadas.
Por Lusa
A distribuição gratuita da vacina da gripe a todas as pessoas com mais de 65 anos vai custar ao Estado quatro milhões de euros, uma iniciativa que o ministro justifica com a necessidade de aumentar a taxa de cobertura.
Por Lusa e PÚBLICO
A vacina da gripe sazonal vai estar este ano disponível de forma gratuita nos centros de saúde para todas as pessoas com mais de 65 anos já a partir de dia 1 de Outubro.
Por Lusa
Cerca de 1,3 milhões que vacinas, que o Estado português adquiriu em 2009 contra a gripe A, por 9,7 milhões de euros, estão a ser destruídas este mês, após a validade ter expirado, segundo a sub-directora geral da Saúde.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
