Nuno Crato acredita que resultados na PACC não representam universo de professores

Ministro da Educação defendeu esta segunda-feira a necessidade de Portugal ter mais técnicos intermédios

Foto
O discurso de exigência e de rigor contrastou com a demonstração pública de erros e omissões RUI GONçALVES/NFACTOS

O ministro da Educação sublinhou esta segunda-feira que "não se pode extrapolar ao universo dos professores" os maus resultados nas provas específicas da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), destinada a quem quer dar aulas, divulgados na passada quinta-feira. "Estas são provas destinadas a candidatos e não a professores", sublinhou Nuno Crato, no final de uma cerimónia em Lisboa relacionada com cursos vocacionais do secundário.

Todos os que querem dar aulas e têm menos de cinco anos de serviço têm de passar na PACC, que é composta por uma primeira prova de componente comum e depois uma específica, consoante a área disciplinar dos futuros professores. Mais de metade dos que fizeram as provas específicas de Português e de Física e Química tiveram nota negativa, enquanto nas restantes provas, a maioria passou, mas as médias também não foram particularmente altas.

O ministro da Educação lembrou que os alunos que terminam as licenciaturas e decidem ser professores passam a estar sujeitos a estas provas e só se podem candidatar a dar aulas caso tenham aprovação na PACC. Da mesma forma, os docentes contratados com menos de cinco anos de serviço também são obrigados a realizar a prova para poderem dar aulas.

Este ano, foram avaliadas 2153 provas da componente específica, tendo sido admitidos às provas específicas 1565 candidatos. Perante os maus resultados, Nuno Crato disse apenas que "há candidatos que estão preparados e candidatos que não estão".

As declarações do ministro foram feitas no final da assinatura de um protocolo entre o ministério e o BCSD Portugal -- Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, para uma maior colaboração das empresas com a educação no que toca aos cursos vocacionais no secundário. O objectivo da parceria é conseguir um maior alinhamento entre as necessidades do mercado de trabalho e a formação dos jovens, tendo sido feito um estudo junto das empresas envolvidas para perceber quais as maiores necessidades.

Entre as conclusões, Nuno Crato apontou a necessidade de o país ter mais técnicos intermédios, lembrando que essa tem sido uma das apostas do Governo, que quer dar ênfase aos cursos de curta duração, que agora são oferecidos pelos institutos politécnicos. O ministro da Educação lembrou ainda a adesão dos alunos aos cursos profissionalizantes - "temos já uma oferta que corresponde a 44% dos nossos jovens" -- e acredita que poderá aumentar: "Pode ser que esta percentagem suba um pouco. 50% é uma boa meta, mas é uma meta que são os nossos jovens que vão escolher".

As ofertas vocacionais foram lançadas no ensino básico ano lectivo de 2012/2013 e, no ano seguinte, foram alargadas ao secundário, com experiências pilotos. Actualmente frequentam esta oferta formativa mais de 24 mil alunos e estão envolvidas mais de cinco mil empresas.

Sugerir correcção
Comentar