Conselho Nacional de educação

Todos os tópicos

O Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu uma recomendação sobre políticas de educação e formação de adultos, publicada em Diário da República no dia 17 de Maio, que vale a pena ler.

  • O Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu uma recomendação sobre políticas de educação e formação de adultos, publicada em Diário da República no dia 17 de Maio, que vale a pena ler.

  • No relatório daquele órgão consultivo do MEC, redigido antes de estarem previstos mais cortes, os especialistas já alertavam para os riscos da diminuição do investimento no sector.

  • Os agrupamentos escolares de grandes dimensões, que têm vindo a ser criados, “constituem, até ao momento, um caminho de reforço do controlo e não da autonomia das escolas”.

  • Mais do que fixar números para a frequência de alunos no ensino profissional, urge encontrar respostas alternativas que cativem os jovens para cumprir a escolaridade obrigatória de 12 anos, com sucesso, defendeu esta quinta-feira o especialista em educação Joaquim Azevedo.

  • Júlio Pedrosa, antigo ministro da Educação de António Guterres e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, vai integrar o Laboratório de Ideias do PS (LIP), presidido pelo líder socialista, António José Seguro.

  • Portugal é simultaneamente o país da Europa a 27 com menores qualificações e um dos que mais tem evoluído, afirmou hoje a presidente do Conselho Nacional de Educação, alertando que o país não pode “baixar o ritmo”.

  • A comissão especializada para o Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) reuniu-se há uma semana para fazer um balanço do último ano e analisar os desafios que se colocam. Em entrevista ao PÚBLICO, a coordenadora desta comissão, ex-reitora da Universidade de Aveiro e recentemente eleita para a presidência da Associação Europeia de Universidades (AEU), Helena Nazaré, revela que as instituições querem "estabilidade", mas não tem dúvidas em afirmar que "fundir ou consorciar" universidades e politécnicos é "absolutamente inevitável".

  • O Conselho Nacional de Educação (CNE) considerou hoje que a Assembleia da República ao impedir a reorganização curricular aprovada pelo Governo e à qual havia dado parecer negativo abriu um "novo caminho para um debate alargado" sobre revisão curricular.