Noma: 63 clientes intoxicados no melhor restaurante do mundo

Inspecção da autoridade de segurança alimentar aponta restaurante dinamarquês Noma como responsável por 63 casos de intoxicação alimentar.

Foto
René Redzepi, chefe de cozinha do restaurante Reuters

O Noma, restaurante dinamarquês aclamado como melhor do mundo, é culpado de diversos casos de intoxicação alimentar. A autoridade de segurança alimentar dinamarquesa confirmou, num relatório tornado público nesta sexta-feira, 63 casos de intoxicação alimentar, ocorridos entre 12 e 16 de Fevereiro. Peter Kreiner, o dono do restaurante, já lamentou publicamente o sucedido.

São 63 as pessoas com sintomas de intoxicação alimentar (vómitos e diarreia) entre os 78 clientes que, durante este período, comeram no Noma. Os números são do relatório da inspecção feita, a 20 de Fevereiro,  pela autoridade de segurança alimentar dinamarquesa, após as denúncias.  A origem da infecção não foi ainda confirmada e não existe informação acerca da gravidade dos casos.

Noma, o restaurante com duas estrelas Michelin, foi também consagrado, durante três anos consecutivos, o melhor restaurante do mundo pela Restaurants, revista de referência no círculo da imprensa gastronómica. René Redzepi, chefe de cozinha do restaurante, é conhecido por colher, na zona costeira dinamarquesa, alguns dos ingredientes que usa nos seus pratos. Da ementa fazem também parte ingredientes exóticos como formigas e gafanhotos.

De acordo com a autoridade alimentar dinamarquesa, o surto tratar-se-á de um norovírus (vírus transmitido pela ingestão de alimentos crus preparados por mãos infectadas). O relatório da inspecção alega a existência de cuidados de higiene deficientes e falta de água quente num dos lavatórios da cozinha como causas prováveis da difusão do vírus.

Suspeita-se que a origem da infecção possa ter sido um dos empregados de cozinha que,  não estando ciente de estar infectado, contaminou a comida, durante a preparação.

A autoridade de segurança alimentar recriminou o restaurante por não estar atento às reclamações dos clientes, enviadas por email, e de um dos seus empregados de cozinha. Em causa está o um email enviado pelo funcionário que, depois de adoecer, comunicou aos empregadores a sua situação. A direcção do restaurante evocou um problema de comunicação de interna, sendo que estes email não foram lidos a tempo de possibilitar uma desinfecção do estabelecimento, evitando assim alguns dos casos ocorridos.

Os inspectores de segurança alimentar criticaram o restaurante por não ter alertado as autoridades imediatamente e por não tomar as devidas acções depois de o empregado ter adoecido. O restaurante reconheceu no relatório que os processos desencadeados não foram suficientemente eficazes para conter a infecção.

Depois do incidente, as autoridades dinamarquesas diminuíram o rating de segurança alimentar do restaurante.

O restaurante dinamarquês já emitiu publicamente um pedido de desculpas aos 63 clientes que adoeceram depois de comerem no estabelecimento.

“Lamentamos profundamente o sucedido e já falei pessoalmente com todos os clientes que foram afectados e discutimos uma compensação”, disse à Reuters Peter Kreiner, o dono do restaurante, acrescentando não há qualquer risco de o restaurante fechar.

Esta não é a primeira vez que um restaurante de renome encara este tipo de problemas. Já em 2009, o restaurante londrino Fat Duck, o anteriormente aclamado melhor restaurante do mundo pela mesma publicação, foi culpado pelo ficou conhecido como o maior surto de norovírus causado por um restaurante. Foram contados 240 casos de gastroenterites motivados pela ingestão de ostras contaminadas pelos funcionários que, infectados com a virose, as preparam.

No Noma, o menu de degustação, sem bebidas incluídas, custa cerca de 1500 coroas dinamarquesas, o equivalente a 200 euros.

 

Notícia corrigida a 11/03: No penúltimo parágrafo onde se lê "Já em 2009, o restaurante londrino Fat Duck" deve ler-se "Já em 2009, o restaurante inglês The Fat Duck". O restaurante situa-se em West Berkshire, nos arredores de Londres.

Sugerir correcção
Comentar