Mais de 600 mil portugueses com mais de 60 anos já vacinados contra a gripe

Vacina é gratuita e pode ser administrada nos centros de saúde, sem receita médica.

Foto
Em Portugal, são diagnosticados todos os anos cerca de mil novos casos de cancro do colo do útero Paulo Ricca/Arquivo

Mais de 600 mil portugueses com mais de 60 anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, segundo o relatório do Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação.

Segundo os dados compilados na primeira quinzena de Outubro, estima-se que 23% das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos já tenham sido vacinadas, o que representa 474 mil idosos.

Este ano, a vacina para aquele grupo etário é novamente gratuita, com administração nos centros de saúde, sem necessidade de receita médica.

O Vacionómetro calcula ainda que já estejam imunizadas perto de 20% das pessoas dos grupos considerados prioritários pela Direcção-Geral da Saúde - pessoas com mais de 65 anos, portadores de doenças crónicas e profissionais de saúde e de risco - e do grupo recomendado (pessoas entre os 60 e os 64 anos).

Numa análise por grupo específico, a maior percentagem de vacinados nas duas primeiras semanas vai para as pessoas entre os 60 e os 64 anos (23,7%), num total de 153 mil, seguida dos idosos a partir dos 65 anos (23,3%).

Entre os portadores de doenças crónicas já terão levado a vacina 17,7% e no grupo dos profissionais de saúde e profissões do risco a imunização abrange 13,7%.

Entre os inquiridos que não se vacinaram, quase metade (44,8%) afirma ter ainda intenção de o fazer.

Lançado em 2009, o Vacinómetro vai monitorizando a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe nos grupos prioritários e recomendados, um projecto da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com o apoio de uma farmacêutica.

 

Sugerir correcção
Comentar